Notícias
19/01/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 19/01/2025 - 09H00
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
Neste domingo (19/01), o monitoramento ficará voltado para todo o país devido à possibilidade de pancadas de chuva generalizadas, com destaque principalmente ao leste de SC e do PR, e ao leste e centro-sul do RS. Nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país destacam-se os estados do AM, PA, RO, TO, MT, GO, DF, norte do PI, MA e CE. No Sudeste são esperadas pancadas de chuva típicas de verão, em especial no estado de SP.
Destaca-se a previsão de pancadas de chuva de forte intensidade e volumes, que podem ser da ordem de 50 a 80 mm em curto espaço de tempo, a partir da madrugada e ao longo do dia de amanhã, no extremo sul do estado gaúcho, na região de Pelotas, áreas serranas e também região metropolitana de Porto Alegre. Com o avanço das áreas de instabilidades, a chuva atingirá também o leste de SC, com possibilidade de pancadas localmente intensas e incrementar os acumulados de chuva dos últimos dias.
RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
As Regiões Sul e Sudeste continuam sob atenção. No Sul, os acumulados de precipitação permanecem elevados nas últimas 72h, mantendo o risco moderado para a faixa leste de Santa Catarina, abrangendo desde Florianópolis até o litoral norte, incluindo as regiões do baixo e médio Vale do Itajaí. Novos acumulados estão previstos para hoje, conforme indica a previsão meteorológica. No Paraná, a faixa leste requer atenção ao longo do dia, especialmente na Região Metropolitana de Curitiba e litoral, de acordo com os prognósticos.
Na Região Sudeste, a previsão aponta para pancadas de chuva, o que pode justificar a emissão de alertas pontuais em determinadas áreas.
RISCO HIDROLÓGICO
Para hoje, o monitoramento mantém atenção à Região Sul, com destaque para o sul e leste do RS, desde Jaguarão até a capital Porto Alegre, devido à previsão de pancadas fortes com acumulados altos em pouco tempo, possibilitando ocorrência de enxurradas e alagamentos, e para o leste de SC e do PR, onde há altos valores de acumulados dos últimos dias, ocorrências registradas e previsão de continuidade da chuva até a madrugada desta segunda. Devido a isso, os alertas serão mantidos vigentes. Os níveis hidrométricos estão dentro da normalidade, embora tenham se elevado com a chuva.
Manteremos atenção ainda às Regiões Nordeste e Centro-Oeste, devido à possibilidade de abertura de alertas de alagamento devido a instabilidades com possibilidade de pancadas localmente fortes ao longo do dia.
A Bacia do Rio São Francisco continua em elevação e com os níveis muito altos no médio curso, para onde há 6 alertas vigentes, sendo 2 em nível ALTO.