Notícias
18/05/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 18/05/2025 - 09H00
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios. O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
Para hoje (18/05), há previsão de continuidade de chuva, variando entre fraca a moderada na faixa leste do NEB, principalmente entre AL e PE. Não se descartam pancadas de chuva pontualmente intensas nesses estados, o que poderá poderá incrementar os acumulados elevados já existentes, especialmente na região metropolitana de Recife/PE e de Maceió/AL. Na faixa norte do país, há condições para chuva, na forma de pancadas em RR, norte do PA e do AM, nas vizinhanças de Manaus. No sul do Brasil, há previsão de pancadas localmente fortes e com severidade no estado do RS e a partir da tarde/noite deve alcançar o oeste de SC e do PR.
Nos próximos dias, mantém-se a atenção para o centro-leste de PE e de AL devido aos elevados acumulados de precipitação e a previsão de continuidade e intensificação da chuva até pelo menos quarta-feira (21/05). De acordo com os modelos meteorológicos, os maiores acumulados de precipitação na faixa leste de AL e de PE estão previstos para terça-feira (20/05).
RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
Para este domingo (18), o destaque permanece na porção leste da Região Nordeste, com ênfase na faixa entre Região Metropolitana do Recife / Agreste Pernambucano e Região Metropolitana de Maceió / Agreste Alagoano, devido aos elevados acumulados de chuva nas últimas 72 horas, que aumentaram significativamente a umidade do solo e já causaram deslizamentos de terra em alguns municípios. Esse cenário ainda configura um fator condicionante favorável à ocorrência de novos deslizamentos de terra e, embora os volumes de chuva previstos para o restante do dia hoje não sejam extremos, não se descarta a possibilidade de novos deslizamentos, mesmo durante chuva fraca ou, até mesmo, na ausência de chuva.
É importante salientar que os acumulados de chuva previstos entre segunda (19) e terça-feira (20) são expressivos, de modo que a maioria dos modelos indicam os maiores volumes concentrados entre a Região Metropolitana do Recife e Maceió, podendo se estender também para o agreste destes estados. Assim, considerando a escala regional e o horizonte dos próximos três dias, o risco de deslizamentos de terra é alto para a Região Metropolitana do Recife e de Maceió, em razão da combinação entre alta probabilidade de ocorrência e elevado potencial de impacto. Para a faixa leste da Paraíba, a chuva deu uma trégua nas últimas 24h e os modelos indicam acumulados mais brandos nas próximas 48h, o que configura risco moderado associado aos deslizamentos de terra.
Dado o cenário descrito, nas próximas 48 horas os alertas vigentes para Pernambuco e Alagoas devem permanecer vigentes e com possibilidade de aumento do nível de risco associado. Como estas atualizações podem chegar o nível de risco “muito alto” e sugerir ações mais drásticas para as Defesas Civis, elas só acontecerão quando houver mais evidências sobre localização, intensidade e volumes de precipitação (imagens de radar, satélite, dados dos pluviômetros e de umidade do solo).
O Sul da Bahia e o Recôncavo Baiano seguem em estado de atenção. Os acumulados registrados na última semana, somados aos elevados volumes dos últimos 30 dias, resultaram em solos com altos índices de umidade, o que favorece a deflagração de deslizamentos. Diante da previsão de chuva fraca a moderada para hoje nos próximos dias, não se descarta a emissão ou atualização de alertas para municípios dessas áreas, onde há possibilidade de deslizamentos de terra pontuais, especialmente em áreas urbanas e “quedas de barreira” às margens de rodovias.
RISCO HIDROLÓGICO
Para hoje, a atenção se concentra no leste da Região Nordeste, principalmente na faixa entre AL e PE, onde a previsão de chuva, aumento da umidade do solo e ressaca nesta faixa litorânea, podem desencadear eventos pontualmente significativos, como enxurradas e alagamentos urbanos, além de inundação de pequeno porte em pequenas bacias. Diante desse cenário, não se descarta a abertura/atualização dos alertas hidrológicos para os municípios dessas áreas.
Com relação aos altos acumulados de chuva previstos para os próximos dias (pelo menos até quarta-feira (21/05), o risco de alagamento, enxurrada e inundação de pequenas bacias litorâneas poderá ser alto, principalmente para as Regiões Metropolitanas de Recife e Maceió.
Com relação às médias e grandes bacias, segue o processo de cheia na Bacia do Rio Amazonas, com atenção neste momento para o alto e médio Solimões, com níveis elevados e alertas vigentes.