Notícias
16/11/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 16/11/2025 - 09H00
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
Neste domingo (16/11) há condição para chuva localmente forte em grande parte do estado do RS, oeste de SC e do PR, além do MS, devido a formação de uma frente fria. Os acumulados previstos para hoje não são expressivos, mas as chuvas podem ter severidade associada, com rajadas de vento, descargas elétricas e queda ocasional de granizo. Em SP, centro-sul de MG e RJ há previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia.
Na madrugada de segunda (17/11), a frente se desloca pela região Sul, com potencial para pancadas de chuva de forte intensidade e acumulados elevados, que podem superar os 80mm/24h, principalmente no oeste de SC e do PR e sul do MS. As chuvas também podem ter severidade associada.
Já na terça (18/11) o sistema já alcança o sudeste, com potencial para tempestades em SP e sul de MG, mas ainda há condições para altos acumulados no leste de SC e do PR.
RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
Para hoje (16/11) é baixa a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa, com destaque à região de Porto Alegre e Serra Gaúcha, caso haja precipitação localmente forte que gere acumulados acima dos limiares críticos para deflagrar deslizamentos. A partir da madrugada de (17/11), conforme o sistema avance para SC e PR, a atenção passa a se concentrar nesses Estados.
RISCO HIDROLÓGICO
Para hoje (16/11), a atenção se concentra em todo o Estado do RS, em função da entrada da frente fria, porém é baixa a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos, devido aos baixos acumulados previstos. Em caso de pancadas localmente mais fortes, é possível a ocorrência de alagamentos urbanos e de inundação de pequenos córregos, principalmente nas grandes cidades, como Pelotas e Santa Maria, e à medida que o sistema avançar para o norte do Estado, também na Região Metropolitana de Porto Alegre. Manteremos atenção às bacias da Região Serrana (Taquari-Antas e Caí), devido à rápida resposta hidrológica. A Bacia do Rio Uruguai não deve apresentar alteração, caso os volumes pluviométricos previstos se mantenham. Para segunda-feira (17/11), com o deslocamento do sistema para o norte, a atenção se concentra aos Estados de SC e do PR, além do sul do MS e sul de SP, com possibilidade de enxurradas e alagamentos urbanos decorrentes de pancadas localmente fortes.