Notícias
16/01/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 16/01/2025 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Nesta quinta-feira (16/01), o monitoramento ficará voltado para a Região Sul devido à previsão de continuidade de chuva, que pode ocorrer na forma de pancadas, na faixa leste de SC, principalmente no Vale do Itajaí, o que poderá incrementar os acumulados das últimas horas. Ao longo do dia, também há possibilidade de pancadas de chuva na porção central do RS, no leste do PR, no estado de SP, principalmente no interior, no centro-sul de MG e no RJ.
Com relação às áreas em que ocorreram elevados volumes de chuva nos últimos dias, a previsão meteorológica indica ainda possibilidade de pancadas de chuva MT, GO, DF, TO, noroeste de MG, oeste da BA sul do MA e do PI, norte do CE, assim como no oeste do AM, leste do AP, norte do PA. No ES, a possibilidade é de pancadas isoladas.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Hoje, a atenção está voltada para as Regiões Sul e Sudeste. Na Região Sul o destaque é para a faixa leste de SC, de Florianópolis até o litoral norte, incluindo o baixo Vale do Itajaí. Os acumulados são altos no momento, superiores a 120 mm em 12h em Itajaí e Camboriú.
Na Região Sudeste, em Minas Gerais e São Paulo, destacam-se áreas com acumulados elevados nas últimas 72h e previsão de pancadas, conforme aponta a previsão. Portanto, não se descarta abertura e/ou atualização de alerta para essas localidades destacadas,
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje, o monitoramento se concentra na Região Centro-Oeste e nos Estados de SP e de SC, devido à previsão de continuidade da chuva, com possibilidade de pancadas mais intensas, podendo deflagrar eventos hidrológicos. A Bacia do Rio São Francisco está com o nível muito elevado e segue subindo, com possibilidade de abertura de novos alertas e atualização dos alertas vigentes. A Bacia do Rio Doce se mantém em processo de vazante, ainda fora da calha em Linhares, devendo normalizar nos próximos dias.