Notícias
14/01/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 14/01/2025 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Nesta terça-feira (14/01), há condições para pancadas de chuva generalizadas que podem ocorrer com forte intensidade e incrementar os acumulados já existentes, principalmente na Região Nordeste do país, com destaque para MA, PI, CE, BA, SE, AL, PE e PB. Ao longo do dia de hoje, as áreas de instabilidade na faixa leste/litorânea entre RN e PE podem causar pancadas de chuvas, localmente fortes. Na faixa central/sudeste do país, que engloba os estados do MT, GO, DF, centro-norte de MG e no ES há previsão de novas pancadas de chuva que também podem ocorrer de forte intensidade em algumas localidades. Essa condição atmosférica se mantém também para amanhã 15/01/2025.
Atualizaremos as informações conforme as novas rodadas dos modelos.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Hoje, a atenção permanece voltada principalmente para as Regiões Sudeste e Nordeste. Em Minas Gerais e no Espírito Santo, destaca-se a faixa centro-norte dos estados devido à previsão de pancadas de chuva. Apesar da redução dos acumulados dos últimos dias, ainda há previsão de pancadas nas regiões citadas, portanto, não se descarta a abertura/atualização de novos alertas.
Para a Região Nordeste, o destaque fica por conta dos acumulados na faixa leste entre os estados da Bahia e Paraíba, com destaque para o dia de hoje o estado de Pernambuco que apresenta acumulados superiores a 70 mm nas últimas 24 horas. No norte da região Nordeste, destaca-se o estado do Maranhão com acumulados superiores a 214 mm nas últimas 12 horas na capital São Luís. Portanto, devido à possibilidade de pancadas associadas aos acumulados prévios, não se descarta a possibilidade de abertura ou atualização dos alertas vigentes para estes dois estados.
Para os próximos dias (13/01 a 14/01), a atenção ficará voltada para os estados do Nordeste (AL, BA, PE e SE) e no Sudeste (ES e MG) devido à previsão de chuva associada aos acumulados dos últimos dias.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje, o destaque do monitoramento é para os Estados do MA, PI e CE, em função dos altos acumulados observados nas últimas 24 horas e da previsão para os próximos dias. Destacam-se os municípios localizados no alto curso das bacias hidrográficas dos Rios Itapecuru e Mearim (MA); no médio curso do Rio Parnaíba, onde são esperados altos acumulados para hoje e amanhã; e nas bacias hidrográficas dos Rios Poti e Longá, nos estados do PI e do CE.
Continuamos em observação à propagação de onda de cheia do Rio Doce, que se mantém estável e acima da cota de transbordamento em Governador Valadares e em Linhares. Para hoje, não são esperados altos acumulados de chuva na bacia, o que ajudará com o escoamento superficial e processo de vazante. O coeficiente de maré continuará alto para os próximos dias.
Não se descarta a abertura de alertas para a faixa central/sudeste do país, que engloba os estados do MT, GO, DF, ES, centro-norte de MG e principalmente a Região Nordeste, com destaque para os Estados do MA, PI, BA, SE, AL, PE e PB, para onde há previsão de pancadas de chuva generalizadas, que podem ocorrer com forte intensidade e incrementar os acumulados já existentes.