Notícias
13/01/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 13/01/2025 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Nesta segunda-feira (13/01), o corredor de umidade mantido pelas ZCAS e por uma frente oceânica continua atuando sobre a Bahia e mantém a condição para pancadas de chuva, principalmente nas regiões de Salvador, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus-Itabuna e Vitória da Conquista. Também há previsão de pancadas de chuvas isoladas que podem ocorrer com forte intensidade no ES, em grande parte de MG (incluindo as regiões de Governador Valadares, Montes Claros, Teófilo Otoni, Belo Horizonte e Ipatinga), no SE, AL e PE.
Para os próximos dias (14/01 e 15/01), este cenário se mantém muito parecido, com pancadas de chuva generalizadas que podem ocorrer com forte intensidade e gerar altos acumulados de forma pontual, em grande parte da Região Nordeste e da Região Sudeste, em especial na Bahia (as regiões de Salvador, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus-Itabuna e Vitória da Conquista), em MG (as regiões de Governador Valadares, Montes Claros, Teófilo Otoni, Belo Horizonte e Ipatinga), no ES, SE, AL e PE.
Atualizaremos as informações conforme as novas rodadas dos modelos.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Hoje, a atenção permanece voltada principalmente para as Regiões Sudeste e Nordeste. Em Minas Gerais, destaca-se a faixa leste do estado, abrangendo a Zona da Mata Mineira e o Vale do Rio Doce, devido à previsão de pancadas de chuva. No Espírito Santo, apesar da redução dos acumulados dos últimos dias, ainda há previsão de pancadas, portanto, não se descarta a abertura de alerta para algumas localidades do estado.
Para a Região Nordeste, o destaque fica por conta dos acumulados na faixa leste entre os estados da Bahia e Pernambuco, principalmente o Recôncavo Baiano e o sul da BA, que apresentam acumulados superiores a 90 mm nas últimas 72 horas. Em Pernambuco, os acumulados encontram-se superiores acima de 70mm em algumas localidades, portanto, devido à possibilidade de pancadas associadas aos acumulados prévios, não se descarta a possibilidade de abertura ou atualização dos alertas vigentes para estes dois estados.
Para os próximos dias (13/01 a 14/01), a atenção ficará voltada para os estados do Nordeste (AL, BA, PE e SE) e no Sudeste (ES e MG) devido à previsão de chuva associada aos acumulados dos últimos dias.
Diante desse cenário, a combinação de pancadas localmente fortes com os acumulados prévios aumenta o risco de ocorrência de deslizamentos pontuais ou esparsos.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje não se descarta a abertura e atualização dos alertas hidrológicos para o estado da Bahia, do Recôncavo Baiano, Vitória da Conquista, litoral Sul em função da atuação da ZCAS e por uma frente oceânica; e também dos estados de ES, MG, E, AL e PE; devido à possibilidade de eventos pontuais de chuvas, que podem deflagrar enxurradas, alagamentos e/ou inundação de pequenos córregos, especialmente em função do alto índice de umidade no solo.
Em função dos acumulados observados e da previsão meteorológica,que se estende para os próximos dias (14 e 15), a atenção fica voltada para essas regiões, podendo a situação hidrológica ser agravada também pelo efeito de maré (coeficiente alto) nos municípios costeiros. Considerando a previsão para os próximos dias, ficamos em atenção para as bacia hidrográficas do rio Doce, Jequitinhonha e Rios do Leste do estado (Mucuri e São Mateus) em Minas Gerais; Doce (ES); Pardo e a porção Sul da Bahia (Peruípe, Itanhanhém e Jucuruçu, Mucuri, Riacho Doce, Frades).