Notícias
12/02/2026 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN – CENAD EM 12/02/2026 – 09h00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com as Defesas Civis dos estados e municípios.
O texto é divulgado quando há criticidade no potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
A previsão meteorológica indica pancadas de chuva na Região Norte do país, principalmente no AM e no PA, na faixa leste/norte do NEB, entre RN e AL, com maiores chances de acumulados entre PB e PE além do CE. Na Região Sul, o avanço de áreas de instabilidades ao longo do dia de hoje podem causar pancadas de chuva rápidas e com severidade no centro-sul do RS. Não se descartam pancadas na RMPOA. No sudeste, há possibilidade de pancadas pontuais no leste de SP, centro-sul de MG e no RJ.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
O risco de deslizamento, tende a reduzir em alguns municípios devido à redução dos acumulados nos últimos dias, porém permanece a atenção para a região Sudeste (RJ, MG e SP), devido à previsão de possibilidade de pancadas localizadas em municípios com elevados acumulados prévios. Nessas localidades, permanece o risco de ocorrer deslizamentos pontuais em áreas urbanas e queda de barreira em rodovias.
Na Região Nordeste se destacam as capitais Natal-RN e João Pessoa-PB (com atuação de áreas de instabilidades e acumulados) , além de Recife-PE, devido às previsões para as próximas 24 horas, representando condições para acumulados de chuva que atinjam os limiares críticos para deslizamentos de terra pontuais em áreas de risco dos municípios.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje (12/02), mantém-se a atenção para a possibilidade de ocorrência de enxurradas e alagamentos na faixa litorânea da Região Nordeste, em especial nas capitais, e na Região Sul, no Estado do RS, devido ao avanço da frente fria.
A Bacia do Rio São Francisco segue em observação e com alertas vigentes, devido aos níveis acima das cotas críticas à jusante de Januária/MG.
Na Bacia Amazônica predomina o período das cheias sazonais, com início de vazante das sub-bacias ao sul (AC) e processo de cheia nos municípios do Alto Solimões.