Notícias
11/01/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 11/01/2025 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Neste sábado (11/01), a ZCAS mantém a condição para chuvas fracas a moderadas em grande parte da Bahia, são esperados acumulados especialmente na região de Salvador. Também há possibilidade de pancadas isoladas no ES e em grande parte de MG, sem altos acumulados.
Para os próximos dias (12/01 e 13/01), o corredor de umidade continua atuando sobre a Bahia e causando chuvas no estado, que ocorrem com intensidade fraca a moderada a maior parte do tempo, porém de forma mais constante, o que pode gerar acumulados significativos ao fim do período, principalmente nas regiões de Salvador, Santo Antônio de Jesus e Ilhéus-Itabuna. No ES e em grande parte de MG (incluindo as regiões de Juiz de Fora, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Ipatinga), continua a previsão de pancadas de chuva isoladas que podem ocorrer com forte intensidade e gerar altos acumulados de forma pontual.
Atualizaremos as informações conforme as novas rodadas dos modelos.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Hoje, a atenção permanece voltada principalmente para as Regiões Sudeste e Nordeste. Os maiores destaques continuam sendo a Grande Vitória, a Serra Capixaba, a Zona da Mata Mineira e o Vale do Rio Doce, áreas que registraram acumulados significativos de chuva nas últimas 72 horas (acumulados superiores a 80mm) e onde ainda são esperados volumes significativos, conforme aponta a previsão. Não se descarta a abertura de alerta para a faixa leste do estado de SP, com destaque para o Litoral Norte e Baixada Santista, Sul Fluminense (RJ) devido aos acumulados e à possibilidade de pancadas no decorrer do dia. Para a Região Nordeste, o destaque fica para o estado da Bahia, onde são esperados acumulados significativos, portanto, não se descarta a abertura de alerta para o sul do estado e para o Recôncavo Baiano.
Para os próximos dias (12/01 e 13/01) a atenção ficará voltada para o estado da Bahia devido a previsão e os acumulados que poderão ocasionar a deflagração de deslizamentos pontuais. Para a Região Sudeste, o destaque será para o ES e MG devido aos acumulados dos últimos dias associado a previsão de chuva, o que poderá ocasionar a deflagração de deslizamentos.
Diante desse cenário, a combinação de pancadas localmente fortes com os acumulados prévios aumenta o risco de ocorrência de deslizamentos pontuais ou esparsos.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje não se descarta a abertura e atualização dos alertas hidrológicos para o estado da Bahia, do Recôncavo Baiano ao litoral Sul. Em função dos altos acumulados observados e da previsão meteorológica, que se estende para os próximos dias, a atenção fica voltada para essa região, podendo a situação hidrológica ser agravada pelo efeito de maré (coeficiente alto).
Além disso, ainda mantemos atenção para as demais áreas citadas pela Meteorologia, devido à possibilidade de eventos pontuais de chuvas, que podem deflagrar enxurradas, alagamentos e/ou inundação de pequenos córregos, especialmente em função do alto índice de umidade no solo.
Para os próximos dias (12/01 e 13/01), em função da previsão meteorológica, mantém-se atenção para o estado da Bahia, as bacias hidrográficas do rio Pombas, Vale do rio Doce e Muriaé com possibilidade de atualização e abertura de novos alertas hidrológicos. O destaque para esses locais deve-se em função da situação hidrológica atual, em que os níveis dos rios estão acima da cota de atenção/inundação nas bacias hidrográficas dos rios Doce e Muriaé, do alto índice de umidade do solo, principalmente em função dos acumulados observados no estado da BA e do coeficiente de maré alto e que permanecerá alto para os próximos dias.