Notícias
10/01/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 10/01/2025 - 09H00
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
Nesta sexta-feira (10/01), a previsão é de continuidade de chuva, no centro-norte e leste de MG, além de grande parte do ES, não se descartando pancadas localmente fortes. No litoral de SP, PR e SC, ainda há previsão de chuva fraca ao longo do dia. Desse modo, é importante manter a atenção para as áreas mencionadas, por conta ainda da previsão de chuva e os elevados acumulados registrados nos últimos dias.
Ainda hoje, há previsão de novas pancadas de chuva entre os estados de GO, DF, MT, RO, norte do AM, centro-norte do PA. No NEB, há previsão de chuva que pode ocorrer na forma de pancadas intensas, principalmente entre o sul da BA e no recôncavo baiano, assim como no interior e leste de SE, AL, e interior de PE, PB, MA e PI. Essa condição atmosférica para a região Nordeste se manterá durante o final de semana, com possibilidade de gerar, pontualmente, elevados acumulados de chuva.
Atualizaremos as informações conforme as novas rodadas dos modelos.
RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
Hoje, a atenção permanece voltada principalmente para as Regiões Sudeste e Nordeste. Os maiores destaques continuam sendo a Grande Vitória, a Serra Capixaba, a Zona da Mata Mineira e o Vale do Rio Doce, áreas que registraram acumulados significativos de chuva nas últimas 72 horas, diversas ocorrências e onde ainda são esperados volumes significativos, conforme aponta a previsão. Além disso, não se descarta a emissão de alertas para o sul da Bahia, litoral de São Paulo e Costa Verde do Rio de Janeiro. Diante desse cenário, a combinação de pancadas localmente fortes com os acumulados prévios aumenta o risco de ocorrência de deslizamentos pontuais ou esparsos.
RISCO HIDROLÓGICO
Para hoje, a maior atenção está voltada para as Bacias dos Rios Muriaé e Doce, que estão em processo de enchente e com níveis elevados (acima das cotas de referência), devido à chuva dos últimos dias.
Na Bacia do Rio Muriaé, não há previsão de chuva significativa nos próximos dias, portanto a tendência é de estabilização e não agravamento da situação, embora talvez seja necessária a abertura de alertas em função dos elevados níveis hidrométricos.
Na Bacia do Rio Doce, a chuva da semana impactou principalmente a parte baixa, em especial o município de Linhares/ES. Entre Governador Valadares/MG e Linhares/ES, o Rio Doce encontra-se acima da cota de atenção, tendo extravasado em Linhares/ES. Para os próximos dias, entre segunda-feira (dia 13/01) e quarta-feira (15/01), os modelos meteorológicos indicam, na data de hoje, a possibilidade de chuva acima de 100mm em toda a bacia. Caso essa previsão se mantenha e o cenário se concretize, é provável que ocorra elevação dos níveis hidrométricos dos rios tributários, impactando o nível do Rio Doce, que pode ter um pico por volta da quinta-feira (dia 16/01).
Atenção também ao sul da BA, especialmente entre Santa Cruz Cabrália e Caravelas, devido ao avanço da chuva, que pode gerar acumulados mais altos e desencadear processos hidrológicos, agravados pelo efeito de maré.
E ainda mantemos atenção ao litoral de SP, PR e SC, além das demais áreas citadas pela Meteorologia, devido à possibilidade de eventos pontuais de chuvas, que podem deflagrar enxurradas, alagamentos e/ou inundação de pequenos córregos, especialmente em função do alto índice de umidade no solo.