Notícias
09/05/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 09/05/2025 - 09H00
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
No dia de hoje (09/05) há previsão de continuidade da chuva na forma de pancadas e com severidade no RS, principalmente no centro-norte e leste do estado gaúcho, incluindo a região serrana e metropolitana de Porto Alegre. Ao longo do dia, as áreas de instabilidade tendem a avançar e também alcançar o oeste e sul de SC, além do oeste do PR. Nas demais partes do país, há previsão de pancadas pontuais na faixa que abrange o leste do AP e norte dos estados do PA, MA, PI, CE e RN. Na faixa leste do NEB, chuva fraca principalmente no recôncavo baiano.
RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
Para hoje, o destaque é para a Região Sul do país, com ênfase para o estado do RS, especialmente a região de Santa Maria com acumulados entre 150 a 190 mm em 24h. Conforme avança o sistema, cabe a atenção para a região serrana gaúcha e os estados de SC e PR.
Ainda permanece a atenção para a região do Recôncavo Baiano, devido aos acumulados observados nos últimos dias e possibilidade de chuva.
RISCO HIDROLÓGICO
Para hoje, a atenção continua principalmente para o estado do RS, onde as instabilidades associadas a descargas elétricas podem gerar altos acumulados em pouco tempo, podendo desencadear eventos pontualmente significativos, como enxurradas e alagamentos, além de inundação em bacias de menor porte como Caí e Taquari. A entrada da chuva à oeste do estado tem potencial para alterar os níveis na parte média e baixa da Bacia do Uruguai nos próximos dias. Com o avanço da chuva ainda hoje para os estados de SC e do PR, porém com menores acumulados que o RS, é possível a ocorrência de eventos pontuais de alagamentos nos municípios à oeste destes dois estados.
Com relação às médias e grandes bacias, segue o processo de cheia na Bacia do Rio Amazonas, com atenção neste momento para o alto e médio Solimões, com níveis elevados e alertas vigentes.