Notícias
04/01/2026 - Briefing CEMADEN - CENAD
BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 04/01/2026 - 09H00
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
Devido ao estabelecimento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), há condições para chuva forte e acumulados expressivos entre os estados do RJ, ES e MG. Para hoje (04/01), destaca-se a continuidade de chuva no litoral de SP, que pode incrementar os já elevados acumulados registrados em alguns municípios, grande parte do RJ, ES, além do centro-norte de MG, incluindo a RMBH, GO, DF, MT e sul e oeste da BA. A tendência para a segunda-feira (05/01) é de manutenção das instabilidades, com continuidade das chuvas entre o ES e o centro-norte de MG. Nessas áreas, os acumulados em três dias podem ultrapassar os 200 mm, elevando significativamente o risco para eventos geo-hidrológicos.
RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
Para hoje (04/01), devido aos acumulados prévios e à previsão meteorológica, a atenção permanece concentrada na Região Sudeste. No momento, o foco principal está sobre a Baixada Santista, o Litoral Norte de SP, a Costa Verde fluminense e a Região Metropolitana de Belo Horizonte. À medida que o sistema se deslocar ao longo da tarde, a atenção se volta para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a região serrana fluminense, a Zona da Mata Mineira e todo o Estado do Espírito Santo. Diante desse cenário, é alta a probabilidade de ocorrência de deslizamentos pontuais e induzidos, além de quedas de barreira em estradas e rodovias.
Para amanhã (05/01), a tendência é de atenção para todo o Estado do ES e para a Zona da Mata Mineira, em função da possibilidade de incremento das chuvas e de novos acumulados elevados, o que pode intensificar o cenário de alta probabilidade de deslizamentos.
RISCO HIDROLÓGICO
Para hoje (04/01), a atenção se concentra em todo o litoral do sudeste, desde Santos/SP, até o sul da BA, além da região central de MG, incluindo a RMBH, e Região Serrana do RJ (Petrópolis e Teresópolis), devido à previsão de pancadas localizadas de chuva de forte intensidade, com possibilidade de desencadear alagamentos e enxurradas, além de contribuir para elevação dos rios e possíveis inundações. O destaque hidrológico de hoje é a região de Angra dos Reis, na bacia do Bracuí, e o município de Linhares, para onde há previsão de altos acumulados para a tarde, podendo desencadear, respectivamente, inundação brusca e alagamentos/enxurradas. Mantemos atenção também para as Bacias dos Rios Itabapoana e Itapemirim, ao sul do ES, que estão em elevação e com previsão de inundação entre os dias 5 e 6 de janeiro, segundo o modelo MHD-INPE.
Há alertas vigentes em toda a área citada, podendo ser atualizados ou abertos novos.
A tendência para amanhã (segunda-feira, 05/01) é de atenção para todo o estado do ES e ao sul da BA, pela continuidade da chuva e possibilidade de ocorrência de alagamentos, enxurradas e inundações urbanas.