Notícias
03/01/2026 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 03/01/2026 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Nos próximos dias, o estabelecimento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) favorecerá a ocorrência de chuva forte e acumulados expressivos entre os estados do RJ, ES e MG. Hoje (03/01), há condição para chuva forte de forma localizada no Vale do Paraíba, RJ, grande parte de MG, ES, além de áreas de GO e do DF, bem como em setores das regiões Norte e do interior do Nordeste. No domingo (04/01), as chuvas mais intensas tendem a se concentrar no litoral de SP, litoral sul, capital, Região Serrana e norte do RJ, ES, além do centro-norte de MG (incluindo a RMBH), GO, e sul e oeste da BA. A tendência para a segunda-feira (05/01) é de manutenção das instabilidades, com continuidade das chuvas entre o ES e o centro-norte de MG. Nessas áreas, os acumulados em três dias podem ultrapassar os 200 mm, elevando significativamente o risco para eventos geo-hidrológicos.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Para hoje (03/01), devido aos acumulados prévios e à previsão meteorológica, a atenção permanece concentrada na Região Sudeste, abrangendo os municípios localizados na região serrana do Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo e na região de Juiz de Fora, na Zona da Mata em Minas Gerais. Nesses locais, não se descarta a possibilidade de ocorrência de deslizamentos pontuais em encostas.
A partir de amanhã (04/01), a atenção continua voltada para a Região Sudeste, com destaque para os municípios localizados na região serrana e na região de Campo dos Goytacazes no Rio de Janeiro e em todo o estado do Espírito Santo. Atenção também para Minas Gerais, especialmente nos municípios localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e nas regiões de Governador Valadares, Ipatinga e Juiz de Fora. Nesses locais, não se descarta a possibilidade de ocorrência de deslizamentos pontuais e induzidos em encostas urbanas, bem como, quedas de barreira em rodovias.
Na segunda-feira (05/01), em função da previsão de acumulados elevados, a tendência é de agravamento do cenário de risco de movimentos de massa, principalmente nos municípios localizados em todo o estado do Espírito Santo e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), bem como, nas regiões de Governador Valadares, Ipatinga e Juiz de Fora. Atenção também para o Rio de Janeiro, especialmente nos municípios localizados na região serrana e na região de Campo dos Goytacazes. Nesses locais, não se descarta a possibilidade de ocorrência de deslizamentos pontuais e induzidos, além de quedas de barreira em estradas e rodovias.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje (03/01), o destaque hidrológico será para o Vale do Paraíba, principalmente as regiões de Serra da Mantiqueira e Litoral Norte em SP; RM de Belo Horizonte, Sul de Minas e Zona da Mata em MG; Costa Verde, Região Metropolitana, Região Serrana e norte do Rio de Janeiro no RJ; RM de Goiânia e Distrito Federal. Devido à previsão de pancadas de chuva de forte intensidade, há possibilidade de ocorrência de alagamentos, enxurradas e inundações urbanas.
No domingo (04/01), as chuvas mais intensas tendem a se concentrar no litoral de SP, com principal atenção ao Litoral Norte e Baixada Santista, Região Serrana e RM e norte do RJ, todo o ES, além da RMBH em MG, RM de Goiânia em GO, e sul da BA. Devido aos possíveis altos acumulados prévios de chuva, somada a previsão de possibilidade de pancadas de chuva de forte intensidade, há possibilidade de ocorrência de alagamentos, enxurradas e inundações urbanas.
A tendência para a segunda-feira (05/01) será de continuidade das chuvas entre o ES e o centro-norte de MG. Nessas áreas, os altos acumulados em três dias somado a previsão de continuidade de chuva de intensidade alta, haverá possibilidade de ocorrência de alagamentos, enxurradas e inundações urbanas.