Notícias
02/09/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 02/09/2025 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Nesta terça-feira (02/09), há previsão de pancadas de chuva localizadas em áreas do sul, Campanha e oeste do RS, com possibilidade de vendavais, granizo e descargas atmosféricas. Amanhã (04/09), a atuação de um sistema frontal intensifica os acumulados de chuva, principalmente na metade sul do RS, podendo atingir a região metropolitana de POA no decorrer do dia.
Na faixa litorânea entre os estados do ES e PE, estão mantidas as condições para chuva fraca e persistente no dia de hoje.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Hoje (02/09), a atenção continua para a Região Nordeste, onde os acumulados das últimas 72 horas são superiores a 40 mm entre Bahia e Pernambuco e, em algumas localidades, superiores 70 mm (Salvador (BA), Feliz Deserto (AL), Escada, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, todos em PE). A previsão aponta continuidade das chuvas para o decorrer do dia de forma persistente, incrementando os acumulados prévios. Para essas localidades mencionadas e, dada a previsão, não se descarta a possibilidade de abertura de alerta. Destaque-se também a previsão para o RS para os próximos dias, não descartando a possibilidade de abertura de alertas.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje (02/09) não são esperados eventos hidrológicos significativos nas regiões onde a previsão meteorológica indica chuva, principalmente por tratar-se de chuva fraca na maioria das regiões. Porém, a partir das primeiras horas do dia de amanhã, são esperados volumes expressivos de chuva para a metade sul do RS, e caso a previsão meteorológica se confirme, é provável que algumas bacias hidrográficas localizadas na região da fronteira do RS, como os afluentes do rio Uruguai (rio Santa Maria), e também afluentes que desaguam na lagoa dos Patos, na região de Pelotas, podem ter eventos de inundações.
Além disso, destaca-se a atenção para a região metropolitana de POA, que, com o avanço das áreas de instabilidades, também pode ser atingida por eventos pontuais de chuvas, com ocorrência de alagamentos e enxurradas pontuais.