Notícias
Resultados dos Editais 19 e 20/2025, de seleção de Mobilizadores e Facilitadores da Campanha #AprenderParaPrevenir: Cidades sem Risco
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), torna públicos os resultados do Edital nº 19/2025/SEI-CEMADEN - Chamada para Seleção de Mobilizador(a) Escolar e do Edital nº 20/2025/SEI-CEMADEN - Chamada para Seleção de Facilitador(a) Municipal, por meio dos quais foram selecionados profissionais a atuarem na Campanha Nacional #AprenderParaPrevenir: Cidades sem Risco.
Para o edital de Mobilizadores Escolares, foram recebidas 42 (quarenta e duas) inscrições e todos os candidatos apresentaram o perfil e a documentação adequada, conforme o Edital nº 19/2025.
Em relação aos facilitadores municipais, todos os 15 candidatos inscritos preencheram os requisitos e enviaram a documentação. Entretanto, para dois municípios - Jaboatão dos Guararapes/PE e Santo André/SP - houve mais de um candidato inscrito. Seguindo a regra prevista no item 6.2.1 do Edital nº 20/2025, foi selecionado o candidato com maior idade, restando 13 candidatos aprovados. Os dois remanescentes estão indicados como "cadastro de reserva", podendo ser chamados caso haja alguma desistência.
Os resultados constam dos arquivos anexados a esta matéria. O resultado do Edital n. 20/2025 precisou ser corrigido devido à repetição de nome de um dos candidatos, permanecendo a versão retificada como a válida.
Sobre a Campanha #AprenderParaPrevenir: Cidades em Risco
A campanha é uma realização conjunta entre o CEMADEN/MCTI e a Secretaria Nacional de Periferias, com financiamento do Ministério das Cidades. Materializa mais uma iniciativa interministerial do governo federal para potencializar a política pública local de prevenção de riscos de desastres, priorizando escolas e comunidades em situação de risco.