Notícias
Dia Nacional do Design Gráfico: criatividade que transforma a comunicação da CBTU
Designer Andre Hozumi
No dia 5 de novembro, é celebrado o Dia Nacional do Design Gráfico. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Aloísio Magalhães, um pioneiro do designer gráfico no Brasil. Mais do que estética, o design é estratégia, clareza e impacto visual, capaz de aprimorar substancialmente a comunicação corporativa, fortalecer marcas e dar identidade às instituições.
Para a CBTU, que possui 41 anos de serviços à sociedade, o design tem sido ferramenta essencial para unificar sua comunicação em todo o Brasil.
Como forma de contemplar essa data e entender a importância do design para a Companhia, conversamos com um dos responsáveis pelo desenvolvimento da atual identidade visual da empresa, o designer André Gomes Hozumi, empregado que há mais de 10 anos contribui para modernizar e fortalecer o design da CBTU.
Unificação da identidade visual
Há alguns anos, conforme Hozumi comenta, havia dificuldades na padronização visual da empresa como um todo. Cada superintendência utilizava uma identidade diferente, transmitindo a ideia de empresas distintas.
A partir da Administração Central, André participou de encontros bianuais entre os designers e as equipes de comunicação das Unidades da Companhia. Esses encontros, conduzidos por André na área de design, foram fundamentais para alinhar estratégias, corrigir divergências e consolidar uma voz visual única para a CBTU em todo o país.
Essa atuação importante de supervisão da identidade visual da empresa garantiu que a empresa fosse fortalecida tanto em mídias impressas quanto digitais, transmitindo modernidade e consistência institucional.
Projetos recentes que marcaram a história
Entre os trabalhos que participou como equipe de comunicação dos últimos anos, destacam-se:
1. Livro comemorativo dos 40 anos da CBTU (2024), distribuído nacionalmente. Confira o livro na versão online
2. Exposição nacional em todas as capitais onde a CBTU (Recife, João Pessoa, Natal e Maceió) atua, com momentos de destaque:
- Congresso Nacional e Museu da República, em Brasília, com projeção mapeada aonde todo o projeto visual foi realizado pelo empregado.
- Maceió Shopping, com um VLT em 3D integrado à exposição.
- E uma Projeção Mapeada no Museu Nacional da República.
Esses projetos aproximaram ainda mais a CBTU da sociedade e mostraram a força do design como ferramenta de impacto.
Para falar mais sobre a evolução da identidade da Companhia, conversamos com o designer da CBTU, na Administração Central, André Hozumi.
Como foi o início da sua trajetória na CBTU?
Quando cheguei, percebi que a identidade visual não estava consolidada. Cada superintendência tinha uma abordagem própria. Trabalhei junto às equipes de comunicação das superintendências para criar unidade, e foi um processo transformador visualmente.
Esse processo de unificação também te colocou em posição de supervisão. Como foi conduzir esses encontros entre designers?
Foi um grande aprendizado. Assumir essa coordenação a partir da Administração Central, reunindo designers das superintendências, me deu a oportunidade de exercer um papel de liderança. Juntos, conseguimos alinhar diretrizes e criar uma identidade forte e única para a CBTU.
Quais projetos você considera mais marcantes?
O livro de 40 anos da CBTU foi muito especial, assim como as exposições nacionais. Ver o projeto no Congresso Nacional, no Museu da República e até em um shopping em Maceió com um VLT em 3D foi inesquecível.
Como sua experiência de 15 anos no design influencia seu trabalho atual?
Ela me trouxe visão estratégica. Trabalhei com identidade visual, mídias digitais e tecnologias como inteligência artificial. Essa bagagem me ajudou a inovar dentro da CBTU, unindo tradição e modernidade.
Como a sua formação e conhecimentos recentes contribuem para o impacto do design na CBTU e na sua atuação profissional?
Procurei complementar minha formação com cursos em áreas como Sistemas de Informação, TI e Gerenciamento de Projetos, aliando os conhecimentos à minha experiência em mídias sociais, UX/UI e posicionamento de marca. Isso me permitiu integrar tecnologia, gestão e criatividade. Essa abordagem tem sido fundamental para garantir que o design da CBTU seja não só visualmente consistente, mas também funcional e capaz de fortalecer a conexão da empresa com a sociedade, contribuindo para uma comunicação eficiente e inventiva. Também, recentemente, fiquei entre os finalistas do 12° Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários - 2025, na categoria 1. Isso é o que mais me inspira na profissão, poder transformar ideias em algo concreto que impacta pessoas. O design tem esse poder de aproximar a empresa da sociedade, contar histórias e criar experiências únicas.
E o futuro do design, como você enxerga?
Cada vez mais ligado à tecnologia, inteligência artificial e experiência do usuário. Mas o olhar humano do designer será sempre insubstituível.
Homenagem aos nossos designers
Neste Dia Nacional do Design Gráfico, a CBTU presta homenagem a todos os seus profissionais de design espalhados pelo Brasil. Com dedicação e criatividade, esses profissionais traduzem os valores institucionais em peças visuais que fortalecem a comunicação, aproximam a empresa da sociedade e consolidam uma imagem unificada.
O trabalho conjunto dos designers da CBTU é essencial para garantir uma comunicação moderna, estratégica e impactante em todo o país.


