Notícias
PPGMA alcança a Nota 4 na Avaliação Quadrienal da CAPES e revista Memória e Informação obtém classificação A4 no Qualis
O Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da Fundação Casa de Rui Barbosa obteve Nota 4 na Avaliação Quadrienal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cuja pontuação máxima para Programas de Mestrado é 5. O resultado reafirma a qualidade acadêmica do curso, o impacto social de suas atividades, bem como o seu compromisso com a formação qualificada de profissionais nas áreas de memória e informação.
A avaliação positiva reflete o trabalho contínuo de desenvolvido pelo PPGMA, alinhado às diretrizes da pós-graduação profissional, com ênfase na produção de conhecimento aplicado, na articulação entre teoria e prática e na contribuição direta para instituições e políticas voltadas ao campo da memória e dos acervos.
Além do desempenho do curso, o periódico científico Revista Memória e Informação também alcançou reconhecimento na avaliação desenvolvida pela CAPES, ao conquistar a classificação A4 na Qualis. O resultado evidencia a atuação consistente da equipe editorial e o compromisso institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa, por meio do PPGMA e do Centro de Memória e Informação, com a disseminação e a democratização dos conhecimentos científicos.
Às vésperas de completar uma década de existência, a revista Memória e Informação reafirma sua missão de divulgar pesquisas inéditas, análises teóricas e estudos aplicados que contribuem para a reflexão crítica e a prática profissional no campo da ciência da informação.
Os resultados alcançados pelo curso e pelo periódico reforçam o papel do PPGMA e da Fundação Casa de Rui Barbosa na consolidação da excelência acadêmica, na valorização da pesquisa e na promoção do conhecimento voltado à sociedade.