Notícias
Mutações abre o mês de setembro com reflexões sobre poesia, política e a perda do senso de coletividade
A programação de setembro do ciclo Mutações – Constelações do Imaginário, realizado pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), começa com três palestras que investigam os vínculos entre imaginação, coletividade, política e poesia. Os encontros acontecem nos dias 2, 3 e 4 de setembro, sempre às 18h, na sede da Fundação, em Botafogo, Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da FCRB no YouTube.
No dia 2 de setembro, o antropólogo e professor da Universidade Paris VII Denis-Diderot, Pascal Dibie, apresenta “Adeus ao Neolítico”. A conferência reflete sobre o fim do Neolítico como o encerramento de uma era de vínculos entre corpo, cultura e mundo. Para Dibie, a perda do sentido de coletividade e da capacidade de imaginar o futuro inaugura uma época de individualização extrema, em que a técnica substitui os ideais e o político se torna um “sonho arcaico” perdido.
Em 3 de setembro, a programação contará com a presença do poeta e professor de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, Roberto Zular, que irá propor uma conversa a partir do pensamento do poeta francês Paul Valéry. Em “A dupla recusa: uma história da imaginação em Paul Valéry”, Zular examina a tensão entre forma e imaginação na poesia e nas artes, destacando a imaginação não como fantasia escapista, mas como potência crítica atravessada pela técnica, pela política e pela história.
Finalizando a programação da primeira semana de setembro, no dia 4, o filósofo e professor da Unicamp Oswaldo Giacoia Junior conduz a palestra “Técnica e Política em Tempos de Hiper-Atenção”. O encontro propõe refletir sobre os efeitos da aceleração tecnológica e da disputa pela atenção na vida em sociedade. Giacoia alerta para os riscos da manipulação atencional e destaca a necessidade de recuperar memória, experiência e imaginação como formas de resistência no presente.
A participação presencial será limitada à capacidade do auditório (280 lugares), com entrada por ordem de chegada. Recomenda-se chegar com antecedência para garantir lugar.
Acesse a programação completa aqui
Acompanhe ao vivo pelo YouTube da Fundação: https://www.youtube.com/@canalfcrb
Sobre o Mutações
O programa Mutações nasceu em 2007 com o objetivo de oferecer um espaço singular de reflexão diante das rápidas e profundas transformações que impactam a cultura e a sociedade. Idealizado por Adauto Novaes, filósofo e jornalista, o projeto propõe estabelecer, em meio às mutações do nosso tempo, formas potentes de pensar, estimulando o pensamento crítico e o diálogo entre ideias em um contexto marcado por incertezas e reconfigurações. A realização é da Fundação Casa de Rui Barbosa, por meio do Instituto Rui Barbosa de Altos Estudos em Cultura (IRBæc), em parceria com a produtora Artepensamento.
Sobre Pascal Dibie
Pascal Dibie é professor na Universidade Paris VII Denis-Diderot, onde dirige o Laboratório de Antropologia Visual e Sonora do Mundo Contemporâneo. É diretor da coleção Traversées da Éditions Métailié. Publicou, entre outros, os livros: Ethnologie de la chambre à coucher (edição brasileira O quarto de dormir, Editora Globo, 1988), La tribu sacrée (Métaillé, 2004), Ethnologie des prêtres (Métaillé, 2004), La passion du regard (Métaillé, 1998), Essai contre les sciences froides (Métaillé, 1998). Um de seus últimos ensaios foi publicado no Brasil em A condição humana (Agir/Sesc SP, 2009).
Sobre Roberto Zular
Poeta e professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo. Juntamente com Álvaro Faleiros e Viviana Bosi organizou o livro “Sereia de Papel — visões de Ana Cristina Cesar” e com Claudia Amigo Pino “Escrever sobre escrever — Uma introdução crítica à crítica genética” (Martins Fontes). Organizou ainda o livro “Criação em Processo — ensaios de crítica genética” (Iluminuras). Desde 1993, dedica-se aos escritos de Paul Valéry, de quem traduziu, também com Álvaro Faleiros, “Feitiços [Charmes]”, ganhador do primeiro prêmio de tradução Paulo Rónai da Biblioteca Nacional (2021). Sua pesquisa sobre a recepção de Valéry entre os poetas brasileiros levou-o ao estudo da poesia moderna e contemporânea, especialmente quanto às relações entre corpo, linguagem, historicidade, ritmo e voz
Sobre Oswaldo Giacoia Junior
Professor do Departamento de filosofia da Unicamp. Doutor em filosofia com tese sobre a filosofia da cultura de Friedrich Nietzsche na Universidade Livre de Berlim. Publicou, entre outros livros: “Os labirintos da alma" (1997, Unicamp), “Nietzsche como psicólogo” (Unisinos, 2004) e "Sonhos e pesadelos da razão esclarecida" (UPF Editora, 2005). Escreveu para a série Mutações: “ensaios sobre as novas configurações do mundo” e “A condição humana", além de outros ensaios.
Serviço
Mutações – Constelações do Imaginário
Palestra: Adeus ao Neolítico
Palestrante: Pascal Dibie
Data: 02/09/2025
Horário: 18h
Local: Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente, 134, Botafogo – Rio de Janeiro
Entrada gratuita | Evento presencial com transmissão pelo Youtube @canalfcrb
Mutações – Constelações do Imaginário
Palestra: A dupla recusa: uma história da imaginação em Paul Valéry
Palestrante: Roberto Zular
Data:03/09/2025
Horário: 18h
Local: Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente, 134, Botafogo – Rio de Janeiro
Entrada gratuita | Evento presencial com transmissão pelo Youtube @canalfcrb
Mutações – Constelações do Imaginário
Palestra: Técnica e Política em Tempos de Hiper-Atenção
Palestrante: Oswaldo Giacoia Junior
Data: 04/09/2025
Horário: 18h
Local: Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente, 134, Botafogo – Rio de Janeiro
Entrada gratuita | Evento presencial com transmissão pelo Youtube @canalfcrb