Notícias
Livro “Sementeira”, de Célio Turino, será lançado na Fundação Casa de Rui Barbosa
A Fundação Casa de Rui Barbosa realiza nesta sexta-feira, 4 de julho, às 18h, o lançamento do livro “Sementeira: Grãos para transformar radicalmente a sociedade via políticas culturais”, de autoria do historiador Célio Turino. A atividade integra o encerramento do XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais, um dos mais relevantes espaços de debate sobre cultura e democracia na América Latina.
Com vasta trajetória no campo da gestão cultural, Célio Turino é reconhecido por ser o idealizador do programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura, política pública que revolucionou a forma de pensar a cultura no Brasil a partir do reconhecimento e do fortalecimento das iniciativas culturais já existentes nos territórios. Em Sementeira, ele aprofunda essa visão, propondo um modelo de desenvolvimento baseado na cultura como força motriz da cidadania, da sustentabilidade e da justiça social.
O presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini, destacou a relevância de Turino na construção das políticas culturais do Brasil: “É muito importante receber o lançamento do livro do Célio no encerramento do Seminário Internacional de Políticas Culturais. O Célio é uma referência no pensamento sobre política cultural no Brasil e no que temos chamado de uma Escola Latino-Americana de Políticas Culturais. Pela sua atuação como gestor, esteve na gênese do Programa Cultura Viva, dos Pontos de Cultura — dos quais foi o principal formulador — e contribuiu significativamente para a disseminação desse conceito na América Latina. Também participou da formulação da Lei Aldir Blanc, entre outras iniciativas. O Célio congrega dimensões centrais ao espírito do seminário: a formulação, a reflexão e a prática das políticas culturais. Este livro, de certa forma, sintetiza esse conjunto de olhares e contribuições que ele traz para o campo. Além disso, é muito oportuno que traga o tema da inteligência artificial sob a perspectiva da cultura comunitária — um olhar necessário e contemporâneo.”
Antes do lançamento, às 16h30, o autor participa da Conferência de Encerramento do seminário, com o tema “TEIA, a inteligência vital x inteligência artificial”, em diálogo com Emiliano Fuentes, da Argentina. A conferência propõe uma reflexão sobre os modos de saber, viver e construir redes no mundo contemporâneo, contrapondo a lógica algorítmica à vitalidade das experiências culturais comunitárias.
A obra reúne reflexões, experiências acumuladas ao longo de décadas de atuação e propostas concretas para uma política cultural transformadora, que reconheça a diversidade como valor e a cultura como direito fundamental. Turino defende que, assim como uma semente carrega dentro de si a potência do futuro, as políticas culturais devem ser pensadas como ferramentas de emancipação e mudança social profunda.
O lançamento marca simbolicamente o encerramento do seminário, que ao longo da semana reuniu especialistas, gestores públicos e agentes culturais em torno dos desafios contemporâneos das políticas culturais. Aberto ao público, o evento reforça o compromisso da Fundação Casa de Rui Barbosa com a promoção do pensamento crítico, da democracia cultural e da valorização das práticas culturais dos diversos territórios brasileiros.