Notícias
Fundação Casa de Rui Barbosa promove encontro com escritoras do Brasil e de Moçambique
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) realiza, no dia 8 de outubro, às 19h, a primeira edição da Roda Transatlântica – Mulher, Literatura e Violência. O evento tem como objetivo propor uma reflexão sobre a relação entre a literatura e a violência contra as mulheres. A roda de conversa reunirá as escritoras Énia Lipanga, de Moçambique, e Dani Balbi, do Brasil, para compartilhar estratégias estéticas, econômicas e éticas de resistência e libertação das mulheres. A mediação será de Carla Santos.
Énia Lipanga é autora de quatro obras poéticas, sendo “Nada será devolvido em silêncio" (Cruz e Sousa, 2025) a primeira editada no Brasil. Em Moçambique estreia com “Sonolência e alguns rabiscos” (Kuvaninga, 2020), primeiro livro publicado simultaneamente em tinta e braille em seu país. Além de escritora, é jornalista, rapper e ativista, tendo fundado o projeto Palavras são palavras, que promove a literatura através do teatro e da música. É mentora do projeto IncluArte, que tem como objetivo à inclusão de pessoas com deficiência na vida pública de Moçambique. Em agosto de 2025, recebeu o Prémio de Melhor Artevista na Cimeira da Juventude, organizada pela Plan International e pela Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família.
Dani Balbi, doutora em Ciências da Literatura, roteirista e crítica literária, é autora de “Mãe, preta, reincidente" (Oficina Raquel, 2025), dramaturgia que expõe a violência contra a população periférica do Brasil. Filha de mãe solo e nascida no subúrbio, foi professora em escolas públicas e se tornou a primeira professora trans da história da UFRJ. Em 2022, foi eleita a primeira deputada estadual transexual da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Em 2025, lançou com a Editora Multifoco o Selo Dabi Balbi para publicações de temática LGBTQIAPN+. É autora de projetos de lei com recorte de raça, classe e gênero. Seu mandato também atua em defesa da educação e de questões ambientais.
Carla Santos é pesquisadora bolsista da CAPES e doutoranda em Literaturas Africanas pela USP. É co-autora de quatro obras, sendo 50 anos de libertação dos países africanos de língua portuguesa: lutas e resistências (Cancioneiro, 2025), seu último título publicado. Com estágios de pesquisa em Lisboa (Portugal) e Maputo (Moçambique), integra o corpo editorial da Revista Crioula (USP) e colabora com o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (ULisboa) e com a Rede de Jovens Investigadores/as da CPLP sobre África.
Ao reunir escritoras que transformam suas vivências em literatura e ação política, a Roda Transatlântica inaugura um espaço de escuta e diálogo que conecta experiências femininas e literárias, fortalecendo redes de apoio, inclusão e criação. A literatura, nesse contexto, é compreendida como território de memória, denúncia e invenção de futuros possíveis.
Serviço
Roda Transatlântica – Mulher, Literatura e Violência
Data: 8 de outubro de 2025
Horário: 19h
Local: Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente, 134, Botafogo – Rio de Janeiro/RJ
Capacidade: 250 lugares, por ordem de chegada
Inscrição: não é necessária inscrição prévia
Acessibilidade: Libras disponível
Transmissão: ao vivo pelo YouTube da Fundação Casa de Rui Barbosa
Entrada gratuita