Notícias
Fundação Casa de Rui Barbosa participa do Planejamento Estratégico do MinC para 2025
Fundação Casa de Rui Barbosa participa do Planejamento Estratégico do MinC para 2025
Encontro reuniu secretarias e entidades do Ministério para fortalecer políticas culturais, estabelecer prioridades e alinhar estratégias para os próximos anos
Com o objetivo de mapear prioridades e estabelecer um planejamento estratégico para os próximos dois anos, o Ministério da Cultura reuniu, nos dias 30 e 31 de janeiro, em Brasília, as sete secretarias e as sete entidades vinculadas à pasta. A Fundação Casa de Rui Barbosa apresentou um balanço da gestão e as prioridades e metas para os próximos anos.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou a importância da iniciativa para a gestão da cultura no Brasil. "É sempre uma oportunidade especial reunir todas as pessoas envolvidas nessa grande missão que nos foi dada: recriar, retomar, melhorar e ampliar as políticas culturais no Brasil. Esse processo que estamos construindo agora é essencial para afinar as diretrizes dos próximos dois anos”.
No segundo dia, representantes das secretarias e instituições vinculadas apresentaram um panorama das ações realizadas e os projetos em andamento, reforçando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas estruturantes do país.
O presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini, destacou os avanços no processo de reestruturação da instituição e os próximos passos, que, segundo ele, podem ser definidos como “reconstrução e reposicionamento da instituição”:
"Conseguimos reposicionar a Fundação como referência na produção e difusão de conhecimento da cultura brasileira, sob a perspectiva do pensamento crítico, ocupando a casa com debates fundamentais para a cultura, a democracia e a soberania nacional. Além disso, incorporamos projetos e ações de valorização das expressões culturais afro-brasileiras e dos povos indígenas e retomamos projetos estratégicos. Agora, nosso desafio é ampliar as ações e espaços com a construção do prédio anexo e a obtenção da Casa Afonso Arinos. Ambos os espaços ampliarão a capacidade da Fundação e representarão uma grande entrega para a sociedade brasileira e elevarão os trabalhos desta Fundação, com imensos serviços prestados à cultura brasileira, a um novo patamar”, destacou.
Santini ressaltou que, a partir dos debates e orientações e discutidas com o Ministério, a Fundação Casa de Rui Barbosa "estruturará seu planejamento para atender às diretrizes do MinC e às demandas de aprimoramento da instituição em benefício da sociedade, com ampla participação do corpo funcional da instituição e diálogo com a sociedade".
