Notícias
FCRB visita Fundação FHC para fortalecer diálogo entre instituições de memória e cultura
O presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Alexandre Santini, e Lucia Velloso, diretora do Centro de Memória e Informação da FCRB, realizaram nesta semana uma visita à Fundação Fernando Henrique Cardoso (iFHC), em São Paulo. A visita teve como objetivo promover o intercâmbio entre instituições dedicadas à preservação da memória, à produção de conhecimento e à valorização da cultura democrática no Brasil.
Recebidos por representantes da Fundação Fernando Henrique Cardoso, Santini e Lucia conheceram de perto as iniciativas de preservação documental, os programas de pesquisa e as ações de difusão cultural desenvolvidas pela instituição. O encontro reafirma o compromisso da FCRB com a construção de um ambiente de diálogo qualificado, plural e colaborativo entre centros públicos e privados voltados à memória nacional.
Para o presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, a aproximação entre instituições com vocações complementares é essencial para o fortalecimento das políticas de memória no país. "Fortalecer pontes entre instituições de memória é, hoje, uma das tarefas centrais para quem luta pela democracia. A visita à Fundação reafirma o compromisso da Fundação com o diálogo institucional e com a construção de uma agenda comum voltada à valorização da memória, da cultura e do pensamento crítico no Brasil", afirmou Alexandre Santini.
O encontro representou uma oportunidade estratégica de articulação entre centros de referência que compartilham o desafio de pensar criticamente a história e os rumos da democracia brasileira. A Casa de Rui Barbosa e a Fundação FHC, cada qual com sua trajetória e vocação, têm muito a contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de memória e para a promoção do debate público em torno dos valores democráticos.
A diretora do Centro de Memória e Informação da FCRB ressaltou “a importância do intercâmbio técnico e institucional entre arquivos e centros de documentação. O compartilhamento de práticas, desafios e soluções no campo da preservação e do acesso à informação é fundamental para aprimorar o trabalho de gestão de acervos e ampliar o alcance das ações junto à sociedade”, afirmou Lúcia.
O encontro integra mais um passo da FCRB em ampliar redes de cooperação institucional e promover a circulação de ideias, experiências e boas práticas, em consonância com sua missão de promover o conhecimento, a cultura e a memória como bens públicos fundamentais para fortalecer a cidadania e a democracia.