Notícias
Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa avança na elaboração do Plano Museológico
Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa avança na elaboração do Plano Museológico
O Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB) deu início à segunda etapa de desenvolvimento do seu Plano Museológico, um documento estratégico essencial para a gestão e fortalecimento institucional. Nesta fase, a equipe do museu realiza visitas técnicas a outras instituições para ampliar referências e aprimorar o processo de pesquisa. O Plano Museológico estabelecerá diretrizes, objetivos e ações que reforçam a identidade e a missão do museu, além de orientar sua atuação social e garantir a preservação do acervo.
Como parte desse processo, o projeto "AMLB na Rua" promove visitas técnicas a arquivos e museus do Rio de Janeiro. No dia 14 de fevereiro, a equipe visitou o Instituto Jardim Botânico. Anteriormente, já havia conhecido o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), e a próxima visita será à Academia Brasileira de Letras (ABL). A iniciativa busca sensibilizar a equipe e ampliar seu repertório por meio do intercâmbio de conhecimentos e experiências com instituições congêneres, contribuindo para o aprimoramento das práticas museológicas e arquivísticas.

- Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa avança na elaboração do Plano Museológico
A atividade integra o projeto de pesquisa "Plano Museológico do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira – 2ª etapa", desenvolvido no âmbito do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura (PIPC), da Fundação Casa de Rui Barbosa. O projeto é orientado pela museóloga Maria Fernanda Pinheiro de Oliveira e tem como pesquisadora a também museóloga Gabriela Alevato.
A elaboração e implementação de um Plano Museológico é obrigatória para todos os museus, conforme estabelecido pela Lei nº 11.904/09 e pelo Decreto nº 8.124/2013. Além de atender à legislação, o documento contribuirá para consolidar o AMLB como um espaço de preservação e difusão do patrimônio literário, promovendo inclusão social e fortalecendo o diálogo com a comunidade e outras instituições culturais.
Sobre o Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB)
Criado em 1972, o AMLB abriga um dos maiores acervos literários do Brasil, com arquivos de 152 escritores, entre eles José de Alencar, Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes, Clarice Lispector, Rubem Braga e Carlos Drummond de Andrade. Além dos documentos, o museu preserva cerca de duas mil peças museológicas.