Notícias
Abertura da Festa Literária reúne Maria Bethânia e Margareth Menezes na Fundação Casa de Rui Barbosa
A Fundação Casa de Rui Barbosa, vinculada ao Ministério da Cultura, abriu nesta sexta-feira (28), a primeira edição da FliRui, festa literária que acontece até domingo (30), com mais de 40 atividades gratuitas e abertas ao público. Com a casa cheia desde as primeiras programações do dia, o evento contou com momentos marcantes, como a leitura de Maria Bethânia em homenagem à poeta Neide Archanjo e a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, na cerimônia de doação de acervos indígenas ao Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da FCRB.
O evento começou com o ator e pesquisador Rodrigo de Odé, que apresentou uma performance ao som do berimbau, lembrando que poesia, corpo e música caminham juntos. O caráter internacional da festa foi reforçado pela conferência de abertura da escritora angolana Ana Paula Tavares, vencedora do Prêmio Camões 2025, com o tema “Angola, cinquenta anos e a poesia”.
Um dos momentos mais aguardados foi a presença de Maria Bethânia, que emocionou o público ao recitar poemas de Neide Archanjo. A artista deu voz à poesia lírica e intensa da autora, cuja sensibilidade consagrou-se na literatura brasileira desde os anos 1960. Entre os textos escolhidos, destacaram-se trechos de “Pequeno Oratório do Poeta para o Anjo” e “Marinhas – Canto II: Litorais”, além de outros poemas que revelam a força e a atualidade da obra de Neide. “Eu estou muito feliz de estar aqui, porque a Neide foi uma grande amiga. Pude, com ela ainda viva, gravar alguns de seus poemas. Então, escolhi o que traz um retrato de nós, de nossa convivência e da espetacular poesia da Neidinha”, recordou Bethânia, em um depoimento que mostrou a dimensão afetiva de sua homenagem à amiga.
Neide Archanjo, pioneira em iniciativas como o movimento “Poesia na Praça”, em São Paulo, permanece como referência para diferentes gerações, com uma obra marcada pelo tom épico-lírico. A leitura de Bethânia reafirmou a atualidade da autora e sua importância no cenário literário nacional.
O primeiro dia da FliRui abriu as atividades com oficinas ao ar livre, uma roda de conversa com o escritor Ondjaki sobre literatura angolana, e o teatro infantil Festa no Céu. A programação seguiu com o lançamento do livro “A menina, o fantasma e a floresta de beterrabas” e oficinas de ilustração e jogos poéticos no jardim.
Doação de acervos
Em um gesto inédito, e de profundo significado cultural, foi realizada a Cerimônia de Doação de Acervos, momento histórico em que a Fundação incorporou, pela primeira vez, documentos, objetos e materiais de escritores e escritoras indígenas ao seu patrimônio. Com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, a cerimônia marcou a entrada dos acervos de Daniel Munduruku, Márcia Kambeba e Eliane Potiguara no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira, fortalecendo a preservação da memória literária indígena e ampliando a diversidade das coleções da instituição.
“Trazer luz à colaboração da literatura afro-brasileira e dos povos originários é uma forma de ampliar o senso crítico de todo brasileiro. Isso fortalece o conhecimento sobre a nossa própria história! A cultura quem cria é o povo, e o papel do Estado é fazer políticas que fortaleçam essas diversas manifestações culturais. É o que o Ministério da Cultura vem fazendo desde o momento em que nós retomamos as políticas culturais no Brasil. Essa é uma visão do próprio presidente Lula: que o povo tenha acesso à leitura e que a democratização da cultura seja uma realidade para todas as pessoas!”, destacou a ministra Margareth Menezes.
A FliRui é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa, vinculada ao Ministério da Cultura, com apoio da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. O acesso será realizado por ordem de chegada e depende da lotação. A Casa Rui comporta até 500 pessoas, sendo que o auditório principal tem 250 lugares. O evento está sujeito à lotação por medidas de proteção ao patrimônio histórico. Teremos telão e sala extra com projeção.
Acesse a programação completa aqui: https://www.gov.br/casaruibarbosa/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/2025/primeira-festa-literaria-da-casa-de-rui-barbosa-tera-grandes-nomes-da-cultura-nacional-e-internacional
Fotos: https://www.flickr.com/photos/201877035@N02/albums/72177720330586690/page2