Notícias
Seminário: “Petrópolis, Memória e Patrimônio”
/
Petrópolis vai sediar em outubro o Seminário: “Petrópolis, Memória e Patrimônio”. O evento será nos dias 20 e 21 de Outubro, na Casa Claudio de Souza. O objetivo é debater sobre o cenário atual de preservação do conjunto arquitetônico histórico tombado na cidade, resultado de ações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), Conselho Municipal de Tombamento e sociedade civil.
O conjunto arquitetônico histórico tombado de Petrópolis inclui casas de fazendas dos séculos 18, Palácios, como o Imperial e o Rio Negro; mansões, chalés privados, igrejas e fábricas. “A ideia do seminário é promover esse debate buscando valorizar o patrimônio e abordando os principais desafios enfrentados pela cidade nas políticas de preservação”, diz a historiadora Rachel Wider, uma das organizadoras do seminário.
O evento é promovido pelo Centro de Pesquisa e Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da Fundação Casa de Rui Barbosa, com o apoio do Museu Imperial, do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP) e da Othala Curadoria de Patrimônio Cultural.
A entrada é gratuita.
Para participar, é necessário fazer a inscrição pelo e-mail: seminariopatrimoniopetropolis@gmail.com
ou pelo telefone (24) 99318-6716.
As vagas são limitadas.
Matéria completa