Notícias
Fundação Casa de Rui Barbosa promove debate sobre a resistência do samba na ditadura
Na próxima sexta-feira (18), a mesa acontece com a participação de Marcelo Pires, Mauro Cordeiro, Rachel Valença e Walter Honorato
Com o objetivo de discutir a resistência à Ditadura Militar no contexto das escolas e das comunidades do samba, a mesa "Samba de Exceção" acontece na próxima sexta-feira (18), às 14h, na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). O debate abordará a importância cultural e política do samba como símbolo de luta e de expressão durante os períodos de repressão no Brasil, com a presença da pesquisadora da FCRB, Rachel Valença; do Diretor do Departamento Cultural do GRES Acadêmicos do Salgueiro, Marcelo Pires; e do sambista, antropólogo e professor, Mauro Cordeiro. A mesa será mediada pelo compositor e jornalista do carnaval, Walter Honorato.
Para o presidente da FCRB, Alexandre Santini, essa é uma oportunidade de refletir sobre como o samba e o carnaval revelam a percepção de que qualquer organização popular era considerada uma ameaça durante a ditadura:
“Na construção do Ciclo Memória, Coração do Futuro, a gente procurou observar segmentos da sociedade que sofreram durante a ditadura no Brasil, mas que não eram totalmente óbvios do ponto de vista da narrativa histórica. E entre eles estão o samba e o carnaval, que foram duramente atacados e perseguidos nesse período. Estabelecendo um processo de resistência artístico-cultural, muito importante na trajetória das escolas de samba do Rio de Janeiro, por exemplo. Inclusive, com a presença de artistas intelectuais progressistas, que participaram ativamente desses espaços e do próprio sentido de resistência, de pertencimento comunitário, territorial que essas organizações têm até hoje. Qualquer coisa que organizasse o povo era visto como uma ameaça, como algo perigoso, então a repressão e a censura também se estabeleceram sobre essas expressões culturais, então é um tema super interessante e que precisa ser discutido”, afirma Santini.
A Iniciativa "Memória, Coração do Futuro" é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa, instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Caliban Cinema e Conteúdo e com apoio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e tem como objetivo a realização de um conjunto de eventos de difusão cultural, de natureza continuada, que discutem a preservação da memória e sua importância para a manutenção da democracia.
Serviço:
Data: 18 de outubro
Horário: às 14h
Local: Sala de Cursos da FCRB
Endereço: Rua São Clemente, 134 - Botafogo - Rio de Janeiro
Transmissão online e ao vivo no Canal YouTube da FCRB (https://www.youtube.com/@canalfcrb)
Participação sem necessidade de inscrição, sujeita à lotação do espaço.