Notícias
REGIÃO NORTE
Sisbin Norte discute mudanças climáticas
Profissionais de órgãos parceiros do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) de todos os sete estados da Região Norte debateram as mudanças climáticas no encontro anual do Sisbin Norte, realizado nesta quarta-feira – 25 de outubro –, em Belém/PA.
O tema central dos debates foi a “Inteligência ambiental: enfrentando os desafios das mudanças climáticas e buscando soluções”. O evento foi sediado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Cerca de 120 integrantes de 45 órgãos e empresas privadas participaram.
A temática ambiental é um dos pilares da Inteligência nacional para os próximos anos. O Pará sediará a COP30, em 2025, e a proteção da Amazônia tem obtido cada vez mais espaço na agenda internacional.
Os palestrantes do encontro do Sisbin Norte, representantes de todos os estados amazônicos, abordaram a atuação da atividade de Inteligência na antecipação de eventos relacionados ao combate ao desmatamento ilegal.

Mesas temáticas debateram, por exemplo, o garimpo na região amazônica, que representa 92% do garimpo no país; a influência das mudanças climáticas sobre os povos originários; e o enfrentamento ao trabalho escravo em propriedades rurais na Amazônia. Especialistas, mestres e doutores da iniciativa pública e privada também apresentaram palestras.
