Notícias
Primeiro ABINcast do ano trata dos impactos da cadeia do mercúrio na Amazônia
O primeiro episódio do ano do ABINcast trata do problema do mercúrio ilegal na Amazônia e das redes criminosas transnacionais envolvidas em seu contrabando e uso no garimpo ilegal. O debate parte do estudo conjunto lançado em outubro de 2025 pela ABIN, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA): “Mercúrio na Amazônia: redes criminosas transnacionais, vulnerabilidade socioambiental e desafios para a governança”.
A publicação apresenta uma análise aprofundada sobre as dinâmicas do contrabando de mercúrio e seu uso na mineração ilegal de ouro, evidenciando a atuação de redes criminosas transnacionais e os impactos socioambientais na região amazônica.
No episódio, participaram a oficial de Inteligência Thais, da ABIN, e o sociólogo e gerente de Programas e Projetos David Marques, do FBSP. Eles explicam como surgiu a iniciativa de mapear o mercúrio ilegal na Amazônia, o funcionamento dessas redes ilícitas e os prejuízos causados às populações ribeirinhas e indígenas.
O debate também aborda os desafios para conter o avanço do garimpo ilegal em terras indígenas e unidades de conservação, além da importância de estudos conjuntos para subsidiar políticas públicas e fortalecer a cooperação interinstitucional em temas estratégicos para a segurança pública e a soberania nacional.
O ABINcast está disponível na Rádio Gov e em plataformas digitais, como o YouTube, a Amazon Music e o Spotify, e pode ser adicionado em agregadores de podcasts por este Feed RSS.
