Notícias
Fórum de Escolas do Sisbin vai fortalecer ensino da Inteligência
A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) sediou nesta quarta-feira, 28 de maio, encontro de representantes de escolas e centros de formação de instituições do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) para debater os desafios do ensino de Inteligência. O evento insere-se na série de celebrações alusivas aos 25 anos da Escola de Inteligência da ABIN (Esint), que ocorre esta semana.
Na ocasião, o diretor-geral da ABIN, Luiz Fernando Corrêa, assinou portaria que delega poderes à Esint para articular meios visando à instituição do Fórum de Escolas do Sistema Brasileiro de Inteligência. O objetivo é constituir um espaço que potencialize o intercâmbio de conhecimentos, promoção de ações de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento de doutrina, além do fortalecimento de pesquisa e inovação na área de Inteligência. Também está previsto o compartilhamento de infraestrutura, como plataformas de ensino, e a formação de um banco conjunto de especialistas e instrutores.

Em seu discurso, o secretário de Planejamento e Gestão da ABIN, Thiago Araújo, afirmou que a criação de um fórum que congregue escolas e centros de treinamento dedicados à Atividade de Inteligência é sonho antigo e que começa a se concretizar com a assinatura da portaria que confere à Esint a responsabilidade de articular o Fórum. Segundo ele, é simbólico que isso ocorra justamente na semana em que a Escola de Inteligência da ABIN celebra seus 25 anos de existência. “A Escola tem papel fundamental na formação dos profissionais de Inteligência no serviço público”, declarou.

Ensino de Inteligência
O evento ocorreu no âmbito do “ABIN Convida”, instância destinada a discutir questões de interesse da Atividade de Inteligência junto a especialistas externos. A mesa “Ensino de Inteligência: situação e perspectivas no Brasil” foi composta por representantes da Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx), da Diretoria de Inteligência da Polícia Rodoviária Federal (Dint/PRF), do Centro de Inteligência da Aeronáutica (Ciaer) e da Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
Na ocasião, as instituições participantes apresentaram suas estruturas e capacidades para o ensino de Inteligência, além dos desafios atuais. A diretora de Inteligência da PRF, Nadia Zilotti, destacou a importância da integração e parceria entre os órgãos na área de capacitação e ensino para seus servidores. A representante da Senappen, Ana Paula Botelho, afirmou que “investir em Inteligência não é um custo: é uma proteção silenciosa que salva vidas, preserva instituições e fortalece a democracia”.


A diretora da Escola de Inteligência da ABIN, Anna Cruz, encerrou o evento destacando o papel do ensino para o profissional de Inteligência. “Nosso negócio é a formação de profissionais com correção técnica para o Estado brasileiro. Precisamos todos ao longo da vida profissional sermos professores e alunos”, finalizou.