Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Agência Brasileira de Inteligência
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Institucional
    • A ABIN
    • Competências
    • Missão, Visão e Valores
    • Direção-Geral
      • Diretor-Geral
      • Diretor Adjunto
      • Secretário de Planejamento e Gestão
    • Estrutura
    • Carreira
      • Perfil Profissional
      • O que faz o profissional de Inteligência
      • Concurso
      • Cargos e Carreira
      • Mulheres na Inteligência
      • Perguntas Frequentes
    • Programas
      • PNPC
      • Pangeia
      • Pronabens
    • Histórico
    • Simbologia
    • O Sisbin
      • Composição
      • Integração
      • Competências
      • Câmaras Temáticas
  • Acesso à Informação
    • Agenda de Autoridades
    • Auditorias
    • Licitações e Contratos
    • Plano de Contratações Anuais
    • Receitas e Despesas
    • Servidores
    • Controle e Fiscalização
    • Corregedoria
    • Certidão sobre Pessoas
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
    • Tratamento de Dados Pessoais
  • Assuntos
    • Inteligência e Contrainteligência
    • Escola de Inteligência
    • Fontes de Ameaças
      • Espionagem
      • Terrorismo
      • Crimes Transnacionais
    • Tecnologia
    • Museu da Inteligência
    • ABIN na COP30
  • Centrais de Conteúdo
    • Notícias
    • ABINCAST
    • Legislação
      • Criação da ABIN
      • Política e Estratégia
      • Principais peças legais
      • Plano de cargos e salários
      • Código de Ética Profissional
      • Política de Inovação
      • Coletânea de Legislação
    • Imagens
    • Publicações
      • Revista Brasileira de Inteligência
      • Doutrina da Atividade de Inteligência
      • Inteligência na Democracia
      • Desafios de Inteligência
      • Cartilha Institucional
      • O Novo Sisbin
      • Memórias da Pandemia
      • Mercúrio na Amazônia
      • Desafios da Amazônia Compartilhada
  • Canais de Atendimento
    • Perguntas Frequentes
    • Fale Conosco
    • Sede e Superintendências Estaduais
    • Ouvidoria
    • Imprensa
    • Fornecedores
    • Servidores e ex-servidores
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Você está aqui: Página Inicial Centrais de Conteúdo Notícias Desintrusão nas Terras Indígenas cumpre objetivos e avança para etapa de consolidação
Info

Notícias

DESINTRUSÃO

Desintrusão nas Terras Indígenas cumpre objetivos e avança para etapa de consolidação

Serão realizadas ações de longo prazo permanentes na TI para impedir o retorno de invasores
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 26/12/2023 16h35 Atualizado em 26/12/2023 17h01

Foto: Murilo Caldas - Ascom/SGPR

Foto Murilo Caldas - Ascom/SGPR

O governo federal concluiu no último dia 22 os objetivos propostos nesta etapa do Plano de Desintrusão, homologado pelo Supremo Tribunal Federal, nas Terras Indígenas (TI) Apyterewa e Trincheira Bacajá. Com a finalização da retirada dos invasores, tem início a fase de consolidação, com a implementação de medidas para impedir ou dificultar o retorno dos posseiros e invasores, dentre as quais a inutilização de plantios e de instalações, como pontes, vias de acesso, cercas, construções e outras que não sejam de interesse dos Povos Originários.

A Funai e o Ibama também realizarão ações permanentes de monitoramento e conservação, e a Força Nacional de Segurança Pública permanecerá na área, realizando o policiamento da TI Apyterewa e parte sul da TI Trincheira Bacajá. Já em janeiro de 2024, o Ibama e a Adepará retornarão para nova verificação e apreensão de gado ilegal que, por ventura, ainda esteja na TI após a saída dos invasores. A Policia Federal também dará continuidade aos trabalhos de investigações dos inquéritos que foram abertos durante o processo de desintrusão e continua em diligência para cumprir os mandados de prisões expedidos pela Justiça Federal. O esforço de todos estes organismos governamentais será potencializado pelo trabalho da ABIN, que continuará monitorando o ímpeto dos grupos que consideram retornar às Terras Indígenas liberadas e combaterá a proliferação de fake news (desinformação) que podem distorcer o entendimento das autoridades ministeriais envolvidas.

Foram retirados da área praticamente a totalidade dos invasores, sendo que os trabalhos de verificação dos ramais internos terão continuidade nos próximos dias, para identificar invasores que ainda possam estar dentro da TI. Este trabalho será realizado pelos servidores da Funai com o apoio da Força Nacional. Com isso, serão desmobilizadas as bases de Operações com as equipes do Exército Brasileiro.

Durante o processo de desintrusão, equipes do Incra atuaram disponibilizando cadastramento de famílias para avaliação quanto à inclusão em programas de assentamento ou enquadramento em outras políticas públicas. Entretanto, houve baixa adesão dos não indígenas: apenas 302 pessoas aceitaram fazer o cadastramento.

A Terra Apyterewa, da etnia Parakanã (indígenas de recente contato), foi a mais desmatada do Brasil nos últimos quatro anos e, em 2022, respondeu por 30% do total de desmatamento em terras indígenas do país. Além do desmatamento, outros ilícitos eram cometidos, como a grilagem de terra, ocorrências de trabalho escravo, pecuária e a mineração ilegal. Dados do INPE demonstram que, após o inicio da operação, o desmatamento teve uma queda de 93,7% comparado com o mesmo período do ano passado

Para cumprir a ordem judicial, o governo brasileiro montou uma grande operação de desintrusão, com ação integrada de 19 órgãos e instituições públicas, dentre elas forças de segurança e órgãos de fiscalização nacionais. O resultado foi imediato, e os índices de desmatamento caíram drasticamente: segundo dados atualizados do Programa Brasil MAIS, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, houve uma queda de 93,7% no desmatamento na região, no período de 01.10.23 a 17.12.23, em comparação ao mesmo período de 2022.

A estratégia do governo de proporcionar um prazo para a saída voluntária dos ocupantes não indígenas e, dessa forma, evitar o uso da força para retirada compulsória, teve êxito. Um dos principais focos de resistência era a Vila Renascer, que contava com 220 barracos e outras edificações e, após meses de trabalho dos órgãos governamentais envolvidos, a desocupação total das 76 pessoas que ainda habitavam a invasão ocorreu no dia 14.12, de forma pacífica.

O sucesso da desintrusão nas Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá simboliza um passo importante na defesa dos direitos dos Povos Originários, na preservação ambiental e para assegurar que as futuras gerações herdem um planeta saudável e equilibrado. Trabalham na operação, sob coordenação da Secretaria-Geral da Presidência, a Força Nacional, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, além de integrantes da ABIN, ANP, Ibama, Secom, Incra, Ministério dos Povos Indígenas, Censipam, Funai, Ministério do Trabalho e Emprego, Casa Civil e Ministério da Justiça.

Justiça e Segurança
Tags: Pará
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Institucional
    • A ABIN
    • Competências
    • Missão, Visão e Valores
    • Direção-Geral
      • Diretor-Geral
      • Diretor Adjunto
      • Secretário de Planejamento e Gestão
    • Estrutura
    • Carreira
      • Perfil Profissional
      • O que faz o profissional de Inteligência
      • Concurso
      • Cargos e Carreira
      • Mulheres na Inteligência
      • Perguntas Frequentes
    • Programas
      • PNPC
      • Pangeia
      • Pronabens
    • Histórico
    • Simbologia
    • O Sisbin
      • Composição
      • Integração
      • Competências
      • Câmaras Temáticas
  • Acesso à Informação
    • Agenda de Autoridades
    • Auditorias
    • Licitações e Contratos
    • Plano de Contratações Anuais
    • Receitas e Despesas
    • Servidores
    • Controle e Fiscalização
    • Corregedoria
    • Certidão sobre Pessoas
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
    • Tratamento de Dados Pessoais
  • Assuntos
    • Inteligência e Contrainteligência
    • Escola de Inteligência
    • Fontes de Ameaças
      • Espionagem
      • Terrorismo
      • Crimes Transnacionais
    • Tecnologia
    • Museu da Inteligência
    • ABIN na COP30
  • Centrais de Conteúdo
    • Notícias
    • ABINCAST
    • Legislação
      • Criação da ABIN
      • Política e Estratégia
      • Principais peças legais
      • Plano de cargos e salários
      • Código de Ética Profissional
      • Política de Inovação
      • Coletânea de Legislação
    • Imagens
    • Publicações
      • Revista Brasileira de Inteligência
      • Doutrina da Atividade de Inteligência
      • Inteligência na Democracia
      • Desafios de Inteligência
      • Cartilha Institucional
      • O Novo Sisbin
      • Memórias da Pandemia
      • Mercúrio na Amazônia
      • Desafios da Amazônia Compartilhada
  • Canais de Atendimento
    • Perguntas Frequentes
    • Fale Conosco
    • Sede e Superintendências Estaduais
    • Ouvidoria
    • Imprensa
    • Fornecedores
    • Servidores e ex-servidores
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca