Notícias
18ª EDIÇÃO
Revista Brasileira de Inteligência abre chamada para receber artigos, ensaios e resenhas
Está aberta a chamada para recebimento de artigos, ensaios e resenhas para a 18ª edição da Revista Brasileira de Inteligência (RBI), publicação da Escola de Inteligência da ABIN. Os trabalhos devem ser originais e inéditos. O prazo para envio vai até 31 de maio.
A Revista aceita a participação de autores acadêmicos e profissionais, cujos trabalhos tratem de questões teóricas e práticas de Inteligência sob a perspectiva das ciências sociais aplicadas, humanas, naturais ou tecnológicas.
Os trabalhos devem ser apresentados em conformidade com a Política Editorial da RBI e acompanhados da Ficha de Identificação do Autor (Anexo I) devidamente preenchida. Os textos devem ser enviados para o endereço eletrônico revista@abin.gov.br.
É vedada aos autores a submissão simultânea de artigo à RBI e a outras revistas especializadas. Outras orientações estão disponíveis em https://rbi.enap.gov.br/ . A RBI também publica textos em espanhol e inglês.
Tipos de trabalhos aceitos
São recebidos textos relacionados com a área de Inteligência e suas vertentes que se enquadrem nas seguintes modalidades:
Artigo
Texto original em que se apresenta e se discute, de maneira clara e concisa, resultado de uma pesquisa ou estudo. Deve conter uma análise da temática, bem como apresentar elementos empíricos ou argumentações que sustentem as conclusões. Sua finalidade é divulgar conhecimentos e comunicar novas ideias, podendo possuir uma abordagem inicial sobre um tema ou uma revisão que analisa conteúdos já publicados.
Resenha
Apresentação crítica do conteúdo de uma obra. Trata-se de uma síntese clara de um livro ou de um escrito buscando apresentar os aspectos essenciais da obra em questão. Além de ter um caráter informativo, a resenha traz o ponto de vista de quem a elaborou, com base em pesquisas bibliográficas e na própria obra analisada.
Ensaio
Texto original que tem como objetivo discutir de forma clara e concisa ideias, fatos e observações sobre determinado tema por meio da exposição de pontos de vista do autor. Deve conter argumentações que sustentem as conclusões com base em pesquisa referencial, podendo o autor expressar sua opinião pessoal, justamente para aproveitar a expertise individual. Sua finalidade é estimular a discussão acerca de questões ligadas a Inteligência, podendo versar sobre estudos de caso, notícias, acontecimentos etc.
17ª edição
A última edição da RBI foi lançada em março deste ano e está disponível gratuitamente em meio digital. Na 17ª edição, foram abordados temas como tendências e hipóteses de futuro, o papel dos serviços de Inteligência em Estados democráticos, intercâmbio entre o Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) e o Ministério Público, a Atividade de Inteligência no gerenciamento de crises, atuação integrada de Inteligência no apoio às Comissões Parlamentares de Inquérito, vigilância em saúde e o conceito moderno de “Novo Cangaço”.