Notícias
Concurso da ABIN abre inscrições para 300 vagas de diversas áreas
As inscrições para o concurso da ABIN foram abertas nesta terça-feira, 9 de janeiro, e podem ser feitas até o dia 30 deste mês, no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) ( http://www.cespe.unb.br/concursos/ABIN_17/ ).
O concurso da ABIN, cujo edital foi divulgado pelo Cebraspe em 3 de janeiro, oferecerá 300 vagas: 220 para Oficial de Inteligência, 60 para Oficial Técnico de Inteligência e 20 para Agente de Inteligência.
OFICIAL DE INTELIGÊNCIA
Das 220 vagas dedicadas ao cargo de Oficial de Inteligência, 21 serão distribuídas entre áreas com foco em matérias econômicas, em ciências humanas e em cibernética (áreas 2, 3 e 4). O conteúdo demandado para as áreas 2, 3 e 4 reflete a necessidade da ABIN em relação a profissionais com conhecimentos específicos. Isso os diferencia da área 1, cujos conhecimentos necessários são mais diversificados.
As quatro áreas de conhecimento do cargo de Oficial de Inteligência
Para as 4 áreas de Oficial de Inteligência, será exigido diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de ensino superior em qualquer área de formação , fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Os aprovados nas áreas 2, 3 e 4 do cargo de Oficial de Inteligência serão lotados inicialmente em Brasília/DF, com subsídio inicial de R$ 16.620,46.
OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA
O Oficial Técnico de Inteligência é o profissional responsável pelas atividades técnico-administrativas de gestão, suporte e apoio logístico à atividade de inteligência da instituição.
Serão ofertadas vagas para as seguintes áreas de conhecimento:
- Administração, Contabilidade e Economia;
- Direito;
- Psicologia;
- Pedagogia;
- Engenharia Civil;
- Engenharia Eletrônica e Engenharia Elétrica;
- Matemática e Estatística;
- Tecnologia da Informação, com ênfase em Suporte a Redes de Dados;
- Tecnologia da Informação, com ênfase em Desenvolvimento de Software ;
- Arquivologia e Biblioteconomia.
Para os candidatos a todas as áreas de conhecimento de Oficial Técnico de Inteligência, importa destacar que: 1) não será exigido teste de capacidade física; 2) a lotação será na cidade de Brasília/DF; e 3) não há exigência de dedicação exclusiva.
AGENTE DE INTELIGÊNCIA
O Agente de Inteligência é o profissional responsável por oferecer suporte especializado às atividades do Oficial de Inteligência. O requisito para investidura no cargo é o diploma de conclusão de ensino médio (antigo segundo grau), ou de curso técnico equivalente, conforme edital.
As provas serão em apenas um turno, e o conteúdo programático é reduzido em relação aos cargos de nível superior.
A lotação será na cidade de Brasília/DF.