Notícias
SABATINA
Comissão do Senado aprova indicação de Luiz Fernando Corrêa para diretor-geral da ABIN
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal aprovou a indicação de Luiz Fernando Corrêa para ocupar o cargo de diretor-geral da ABIN em sabatina realizada nesta quinta-feira – 4 de maio. Corrêa fora indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e teve seu nome aprovado por unanimidade, com 16 votos.
O indicado apresentou sua trajetória profissional, expôs seus projetos para a Agência e respondeu aos questionamentos dos senadores. “Uma Inteligência de Estado no Brasil extremamente profissional, com forte lastro nos melhores centros nacionais de produção de conhecimento e de pesquisa, permitirá que o Executivo Federal tenha o melhor assessoramento tempestivo e informações relevantes para a segurança da sociedade e do Estado”, projetou o indicado a diretor-geral da ABIN durante a sabatina.
Sabatina foi realizada pela Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal
Corrêa ressaltou que quer redirecionar a produção de conhecimentos de Inteligência para as principais necessidades do país. Temas como o impacto da segurança climática para a produção agrícola e para o meio ambiente brasileiros, a defesa cibernética, a preservação das terras indígenas e o combate ao extremismo violento e ideologicamente motivado estarão entre as prioridades.
O sabatinado também apontou que uma de suas diretrizes de gestão será o redesenho de processos para garantir a rastreabilidade e o exame crítico do processo de produção de Inteligência. “A nossa orientação é buscar organizar o Sistema de Inteligência, reposicionando-o como eminentemente de Estado, sem qualquer viés político ou partidário e pautado pela legislação”, complementou o indicado.
O diretor-geral indicado também reforçou a importância de órgãos de controle externos, como a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), do Congresso Nacional. "Quem trabalha dentro, e com vocação de servidor público, não tem medo de controle. Queremos controle pelos órgãos e o controle social sobre a nossa atividade", declarou.
Com a aprovação da CRE, agora a indicação irá a votação pelo plenário do Senado
Tramitação
A competência para escolher o ocupante do cargo de diretor-geral da ABIN é do presidente da República. A legislação brasileira exige que o indicado tenha seu nome aprovado pelo Senado.
Com a aprovação na sabatina ocorrida hoje, o nome indicado está apto para ser votado pelo plenário do Senado.
Luiz Fernando Corrêa é delegado aposentado do Departamento de Polícia Federal, tendo sido seu diretor-geral de 3 de setembro de 2007 a 6 de janeiro de 2011.
* Fotos: Agência Senado