Notícias
SISBIN
ABIN participa do 4º Encontro Nacional de Segurança Institucional da Justiça do Trabalho
A Agência Brasileira de Inteligência participou do 4º Encontro Nacional de Segurança Institucional da Justiça do Trabalho, realizado em Belo Horizonte/MG, nos dias 16 e 17 de outubro.
O evento, promovido pela Secretaria de Inteligência e Polícia Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, reuniu autoridades e representantes de diversas instituições do Sistema de Justiça e da Segurança Pública para debater temas relacionados à proteção institucional e à integração entre órgãos do Estado.
A abertura foi conduzida pela desembargadora Denise Alves Horta, presidente do TRT da 3ª Região, que destacou a importância do diálogo interinstitucional para o fortalecimento das ações de segurança no âmbito do Poder Judiciário.
O diretor do Departamento de Inteligência Interna (Dint) da ABIN, Esaú Samuel Lima Feitosa, proferiu palestra de abertura sobre a atuação da Agência e suas atribuições no contexto da Inteligência de Estado. Em sua fala, ressaltou que a integração é o eixo central da Atividade de Inteligência moderna.
“A produção de conhecimento estratégico só se torna efetiva quando há coordenação, compartilhamento e confiança entre os integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). A Inteligência é, acima de tudo, um instrumento de integração do Estado”, afirmou.

O encontro contou com apresentações de diversas autoridades, como o Ministro Antônio Fabrício de Matos Gonçalves (TST), o juiz Alexandre Buck Medrado Sampaio (TRF-6), a nova diretora nacional da Polícia Judicial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fernanda Portella Sampaio, e o secretário da Polícia Judicial do STF, Marcelo Schettini.
O evento foi encerrado com a palestra “Conjuntura da Política Nacional e os riscos para o Poder Judiciário”, proferida pela Ministra Carmem Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal. Em sua fala, enfatizou a importância do equilíbrio entre a coragem e a cautela para enfrentar os atuais tempos de intolerância e desrespeito às instituições democráticas.