Notícias
ABIN participa de operação de combate ao garimpo ilegal
A ABIN participou da Operação Tormenta I, que visou o combate às atividades de mineração ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY) em Roraima, entre 6 e 12 de abril. A operação foi coordenada pelo Comando Conjunto Catrimani II, do Ministério da Defesa, em parceria com a Casa de Governo.
Durante a operação, foram destruídos acampamentos, pistas de pouso clandestinas, máquinas e insumos, e apreendidos diversos materiais. As ações tiveram como objetivo reprimir o apoio logístico e de infraestrutura ao garimpo ilegal dentro e fora da TIY.
Inteligência
Os oficiais de Inteligência da ABIN colaboraram não só com o compartilhamento de Inteligência entre os órgãos envolvidos, mas também por meio de trabalhos realizados em campo, com presença contínua, ao longo de todos os dias de operação, em ambiente de selva.
Antes do início da operação, houve reuniões de coordenação e levantamentos de Inteligência que permitiram definir área em que se situam os garimpos mais resilientes da TIY, fundamentais à logística aérea e de abastecimento de insumos para o ilícito em Roraima.
Em sete dias, foram realizadas 70 horas de voo, 149 quilômetros de patrulhas terrestres e 228 quilômetros de patrulhas fluviais, além da detenção, em flagrante, de seis pessoas envolvidas em atividades ilegais.
Diversos órgãos federais componentes da operação de desintrusão na Terra Indígena Yanomami participaram da missão, entre os quais a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e Funai. A atuação da ABIN fortalece a cooperação institucional e reforça o papel da Agência como órgão central de Inteligência do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin).