Notícias
ABIN participa de conferências na Europa
A ABIN integrou as delegações brasileiras das convenções de proibição de armas químicas e de armas biológicas, em Haia (Holanda) e em Genebra (Suíça), respectivamente.
A Agência enviou integrantes para a XXII Sessão da Conferência dos Estados Parte da Convenção para a Proibição das Armas Químicas (CPAQ), na Holanda, e para a Reunião de Estados-Partes da Convenção para Proibição de Armas Biológicas (CPAB), na Suíça.
A participação da ABIN, além de prover o assessoramento aos representantes do Brasil nas reuniões, também aproximou a Agência das demais instituições atuantes nos dois campos de trabalho.
Brasil na convenção
Armas
A CPAQ foi realizada em Haia entre os dias 27 de novembro e 1° dezembro. Diversos temas relevantes para a Inteligência estratégica foram tratados no evento, como guerras, polaridade política, uso de armas químicas por atores não-estatais e a revisão da CPAQ.
Já a Reunião de Estados-Partes da Convenção para Proibição de Armas Biológicas (CPAB) ocorreu em Genebra entre 4 e 8 de dezembro. O evento contou com a participação de delegações de mais de 60 países, além de organismos internacionais, instituições acadêmicas e organizações não governamentais (ONGs). Os países entraram em consenso para a formação de grupos de especialistas para debates técnicos de temas relativos à convenção.
Sessão da Conferência aconteceu em Haia, nos Países Baixos
Delegação brasileira com embaixadora