Notícias
HISTÓRIA
ABIN participa da 23ª Semana Nacional de Museus
Visitas guiadas com foco no público infanto-juvenil serão oferecidas pelo Museu da Inteligência, na sede da ABIN, em Brasília, no mês de maio com recorte especial sobre a História da Comunicação Segura de Voz no Brasil.
Comunicação segura de voz
Depois dos primeiros modelos para linhas de Telex, no fim dos anos 1970, a Inteligência brasileira produziu equipamentos para a comunicação em voz, seja por meio de fios ou ainda por meio de ondas eletromagnéticas no ar.
Ao longo da década de 1980, foram criados diversos produtos dotados de criptografia, como o misturador temporal de voz, o inversor de frequência, o criptovoz e o equipamento criptofônico.
A partir do codificador de voz foi o criado o telefone seguro com diversas versões. Esta tecnologia nacional era capaz de transformar a voz do emissor, um sinal analógico, em digital, cifrar as informações, transmitir e depois desfazer o processo, recuperando o sinal de voz para o receptor.
Já em 2010, foi desenvolvida a Plataforma Criptográfica Móvel, que acoplada a um celular, permitia o uso do aplicativo de mensageria Athena, também produzido pela ABIN. Este sistema de comunicação foi entregue e usado por autoridades.
Outras inovações para comunicação segura em voz estão sendo planejadas e desenvolvidas para o serviço público brasileiro. É a ABIN promovendo a segurança, a independência e a soberania nacional com soluções tecnológicas para a comunicação segura em voz.
Acompanhe as redes sociais da ABIN ao longo dessa semana para conferir curiosidades sobre a História da Comunicação Segura de Voz no Brasil.
Semana Nacional de Museus
Cada edição da Semana Nacional de Museus adota um tema específico, que orienta a programação das instituições participantes. Esses temas refletem questões contemporâneas e desafios enfrentados pelos museus, incentivando uma abordagem crítica e inovadora.
A Semana Nacional de Museus 2025 tem como subárea temática as novas tecnologias e a transformação dos museus em espaços para a participação cidadã e aprendizagem.



