Notícias
ABIN lança Plano de Logística Sustentável

- ABIN lança PLS para fortalecer sustentabilidade
O documento apresenta um diagnóstico atual da Agência e propõe ações concretas. As medidas incluem áreas como gestão de resíduos, itens de consumo, uso racional de materiais e contratações sustentáveis. Cada ação está acompanhada por metas específicas e indicadores de desempenho, permitindo acompanhamento contínuo e a adoção de ajustes estratégicos sempre que necessário.
PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL
A sede da ABIN, em Brasília/DF, já instalou um Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFVCR) com potência total de 1,3 mil kWp, composto por duas miniusinas. A estrutura permite a redução de custos e a minimização do impacto ambiental no uso de energia pelo órgão. Estima-se que seja evitada a produção de 308,65 toneladas de CO² por ano.
Entre as ações previstas estão estudos da quantificação de CO² nos transportes terrestre e aéreo da Agência, com um plano de compensação ambiental; implementação de prática de limpeza digital entre 100% dos servidores; consumo consciente de água, energia elétrica, copos descartáveis e papel; mapeamento dos espaços físicos e suas condições de acessibilidade; e aumento em 10% ao ano do percentual de licitações que contemplem requisitos de sustentabilidade.
Nas compras, por exemplo, estão previstos o uso de material reciclado, biodegradável e atóxico; e a aquisição de produtos com certificação do Inmetro de menor impacto ambiental.
A Agência também passará a incentivar que as micro e pequenas empresas (MPE´s) tenham, cada vez mais, representatividade nas contratações que realiza. O incentivo às MPE´s permite que sejam adotadas tecnologias e processos mais eficientes quanto à utilização de recursos naturais, por conta da tendência do uso de matérias-primas regionais e com menor degradação poluente. Pequenos empreendedores podem dispor de um melhor controle quanto à geração de resíduos, em que contribuem para uma economia circular e, consequentemente, à redução do impacto ao meio ambiente.
“O PLS é uma ferramenta robusta de planejamento e governança. Ele nos permite atuar com foco, mensurar resultados e consolidar uma cultura organizacional mais eficiente e comprometida com a sustentabilidade”, explica o secretário de Planejamento e Gestão da ABIN, Thiago Cunha Araújo.

- Programa será uma ferramenta de governança para a ABIN
A elaboração do PLS da ABIN é um marco importante na consolidação de práticas responsáveis no âmbito da Administração Pública. O Plano contribuirá para a redução de impactos ambientais, para a otimização de recursos e para a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados à sociedade.
“Estamos posicionando a sustentabilidade como eixo estruturante na gestão da ABIN. O PLS é mais que uma obrigação normativa. É um compromisso com a entrega de valor à sociedade por meio de práticas responsáveis e inteligentes”, afirma o diretor-geral da Agência, Luiz Fernando Corrêa.
