Notícias
PUBLICAÇÃO
ABIN lança na Enap “Desafios de Inteligência” edição 2025
O documento prospectivo elaborado pela ABIN, intitulado “Desafios de Inteligência: Edição 2025”, foi lançado e debatido durante evento na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em 12 de dezembro. Estiveram presentes no evento Marco Cepik, diretor-adjunto da ABIN, e Betânia Lemos, presidente da Enap, além de servidores da ABIN, do Ministério do Planejamento e Orçamento, da Casa Civil, da Polícia Militar do Distrito Federal, da Embrapa e estudantes de graduação e pós-graduação.

O livro, lançado em meio às comemorações dos 25 anos da ABIN, traz discussões sobre transições globais (clima, demografia, tecnologia), situação internacional (competição, conflitos), América do Sul (segurança, integração) e os desafios para a Inteligência no Brasil (segurança das instituições democráticas, segurança cibernética, resiliência de setores estratégicos, mercados ilícitos e crime organizado transnacional, espionagem e interferência externa).
Durante os debates, Betânia Lemos ressaltou a importância dos subsídios para discussão pública oferecidos pela ABIN. Na sequência, o diretor-adjunto da Agência explicou como o documento foi elaborado e seus objetivos.
A audiência do evento pontuou que consensos - muitas vezes difíceis no presente - são mais facilmente obtidos em compromissos futuros e que o Estado brasileiro deve planejar um projeto de país e as ações das instituições públicas para concretizá-lo.
Elaboração do documento
O documento "Desafios de Inteligência: Edição 2025", de caráter analítico, prospectivo e ostensivo, foi elaborado com a participação de todos os departamentos de produção da ABIN, em esforço liderado pela Escola de Inteligência (Esint) durante o ano de 2024.
Foram elencados cinco principais desafios para a atuação da Atividade de Inteligência, em análise estruturada em dimensão global, internacional, regional e nacional.
O texto foi revisado por diversos pesquisadores da Enap, da Universidade de Brasília (UnB), da Assessoria Especial da Presidência (Aesp), do Centro de Estudos Estratégicos do Exército, da Escola de Inteligência Militar do Exército (Esimex), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Escola Superior de Defesa (ESD) e do Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
A íntegra do documento pode ser encontrada na internet no sítio: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8216.