Notícias
CHUVAS
ABIN integra força-tarefa de resposta à situação de emergência em Petrópolis
A ABIN participou dos esforços capitaneados pelo Governo Federal para mapear o impacto das chuvas durante e após o estado de emergência decretado em Petrópolis/RJ, no mês de fevereiro.
Agentes de Inteligência integraram força-tarefa junto ao Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e ao Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
A equipe utilizou imagens de satélite obtidas por meio de organizações internacionais. O trabalho de geoprocessamento apoiou a logística de resgate pós-desastre ao trabalhar com imagens de satélite de altíssima resolução espacial. Foi possível visualizar com detalhes casas, carros e ruas por meio de sensores em órbita, identificando cicatrizes de deslizamento e ruas tomadas pelo fluxo massivo de lama.
Em dezembro de 2021, a ABIN já tinha apoiado a avaliação de riscos e de impactos de fenômenos naturais durante enchentes ocorridas no sul da Bahia.