Notícias
Eleições
ABIN instala centro de monitoramento para acompanhar as eleições
A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) instalou centro de monitoramento para acompanhar o primeiro turno das eleições municipais, ocorrido no último dia 6 de outubro. O objetivo foi identificar eventuais incidentes críticos com potencial de impactar o processo eleitoral.
A ABIN também participou do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), estrutura vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília/DF.
As superintendências estaduais da ABIN trabalharam no acompanhamento de eventos em suas respectivas unidades federativas e reportaram informações ao Centro-ABIN. Além disso, participaram de centros locais e regionais nos estados em ações destinadas a reforçar a cooperação entre os diferentes níveis de governo e garantir uma resposta célere.
A Agência enviou ainda um representante para participar presencialmente do acompanhamento das eleições no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Proteção da Democracia
O trabalho realizado em 6 de outubro fez parte do Projeto Proteção da Democracia (Eleições 2024). A ação resultou no assessoramento direto ao TSE e aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
A atuação reproduziu modelos de acompanhamentos anteriores – como eleições 2022, Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e desfile cívico militar de 7 de setembro. A ABIN realizou um trabalho prévio de antecipação de eventos e de riscos no período anterior às eleições e um trabalho corrente (em tempo real) no dia 6 de outubro. Não foram identificados incidentes relevantes.
Dinâmica similar de atuação será implementada em 27 de outubro, no segundo turno.