Notícias
INTERNACIONAL
ABIN coopera com o escritório de contraterrorismo da ONU no Marrocos
O Escritório das Nações Unidas de Contraterrorismo (Unoct) realizou pela primeira vez, a partir de sua representação em Rabat (Marrocos), a etapa inicial de seu programa de formação especializada em investigações de contraterrorismo. O Brasil, por meio da Escola de Inteligência (Esint) da ABIN, foi um dos países instrutores – Austrália, Canadá, Colômbia, Espanha e o próprio Marrocos também compuseram o grupo.
A iniciativa reuniu 24 alunos de instituições policiais de seis países africanos: Benim, Burkina Faso, Chade, Mali, Nigéria e Senegal. O objetivo foi reforçar as capacidades especializadas na investigação de crimes associados ao terrorismo. A capacitação foi realizada entre 23 maio e 10 junho.
Atividades
Nesta primeira etapa de cooperação com o programa de formação especializada em contraterrorismo, coube à equipe da ABIN ministrar aulas e conduzir exercícios de campo sobre técnica utilizada em operações de Inteligência.
As aulas teóricas foram ministradas na sede do Unoct em Rabat. Já os exercícios práticos ocorreram no complexo do Real Instituto de Polícia de Kentira, a cerca de 50 km da capital marroquina.
A primeira etapa integrou trilha de capacitação concebida em quatro níveis ( foundational, intermediate, advanced e trainer ). O Unoct já emitiu solicitação de que a ABIN siga capacitando os alunos selecionados nas próximas etapas.