Notícias
“Desafios de Inteligência” são debatidos na UnB
O documento "Desafios de Inteligência – Edição 2025” foi debatido por integrantes da ABIN com alunos de graduação e de pós-graduação e com professores da Universidade de Brasília (UnB), na última sexta-feira – 31 de janeiro –, em evento realizado no auditório da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia.
O relatório foi lançado pela Agência no fim de 2024. A publicação foi o primeiro documento analítico, de caráter público, da história da ABIN. O material aborda como as transições globais e o contexto internacional e regional impactam na segurança do Brasil e trazem desafios à Inteligência.
O evento na UnB foi organizado pelos alunos do Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança Internacional (Gepsi) e do Programa de Educação Tutorial (PET). O professor Antônio Jorge Ramalho abriu o debate afirmando que democracias consolidadas frequentemente contam com documentos como o "Desafios", abertos para interlocução com a sociedade.
O encontro também contou com a participação dos professores Daniel Jatobá e Alcides Vaz; do diretor-adjunto da ABIN, Marco Cepik; da diretora de Esint, Anna Cruz; e de servidores da Escola de Inteligência (Esint) da ABIN.
Debates
A diretora da Esint argumentou que é inconcebível imaginar que um órgão de produção de conhecimentos, como o serviço de Inteligência, fique afastado de um dos principais centros produtores de conhecimento, como é a Universidade.
“Desde 2000, a Escola de Inteligência é um departamento como os demais departamentos. Tem a mesma relevância, a mesma hierarquia. Isso é assim não porque se trata de um arranjo regimental, uma organização de DAS, mas sim porque há entendimento maduro de que é da Escola que virá a Atividade de Inteligência profissional do país democrático que somos”, afirmou a diretora.
Oficiais de Inteligência da Esint também explicaram como a maior abertura da Agência à sociedade contribui para a reforma democrática do serviço e do sistema de Inteligência, orientação recebida pelo atual diretor-geral da ABIN do próprio presidente da República. Tais iniciativas de abertura costumam ter dois objetivos: aumentar a legitimidade e melhorar a própria efetividade.
O “Desafios de Inteligência” integra um conjunto de iniciativas de transparência ativa e reposicionamento da ABIN frente à sociedade e ao governo.
Desafios 2025
A equipe da Escola de Inteligência ainda apresentou as principais características do documento, inclusive seu conteúdo. O grupo destacou o diálogo com especialistas externos, realizado por meio do programa de pesquisa e extensão da Esint, e a contribuição de diferentes áreas analíticas da ABIN.
O evento na UnB deu prosseguimento às discussões públicas sobre o documento ostensivo lançado pela ABIN em dezembro de 2024. Outros dois eventos, voltados a diferentes públicos, estão previstos para fevereiro e março de 2025.
DESAFIOS DE INTELIGÊNCIA - EDIÇÃO 2025
