Notícias
100 Dias: Plano de Inteligência lista ações para os Jogos Olímpicos
No período em que a contagem regressiva para o início das Olimpíadas atinge a marca de 100 dias, a ABIN está difundindo aos órgãos do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) o Plano Integrado de Inteligência (PII) para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
O documento descreve como será feita a coordenação da área de Inteligência pela ABIN durante as Olimpíadas.
O PII é a base para a atuação integrada dos órgãos do SISBIN: traz parâmetros e recomendações direcionadas à Agência e às demais instituições do Sistema.
Órgão central
Caberá à ABIN coordenar as ações de caráter operacional, tático ou estratégico nos Jogos Olímpicos. O objetivo será produzir conhecimentos sobre óbices, antagonismos ou ameaças à competição.
Temas essenciais para a tomada de decisões serão trabalhados pela Agência e seus parceiros, tanto de natureza preventiva quanto repressiva.
ABIN tem sete grandes ações que serão executadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro
A difusão de dados, a oferta de avaliações de risco e o acompanhamento de ameaças estão entre as atividades que serão executadas de maneira integrada.
Para a ABIN, são listados sete principais programas de ação: Produção de Conhecimentos, Coordenação das Estruturas de Inteligência, Pesquisa de Credenciamento, Coordenação de Spotters, Prevenção ao Terrorismo, Capacitação em Inteligência para o SISBIN e Avaliações de Risco.
Centros e Matriz de Reponsabilidades
O PII coloca a ABIN como responsável por fornecer meios de comunicação segura entre os diferentes órgãos. Também são detalhados a estrutura e o funcionamento dos Centro de Inteligência Nacional (CIN), dos Jogos (CIJ), de Serviços Estrangeiros (CISE) e Regionais (CIRs). As estruturas funcionarão entre 25 de julho e 20 de setembro.