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Feira Internacional da Amazônia - FIAM

Saiba mais sobre as edições do evento realizado de 2002 a 2015 pela Suframa
Publicado em 15/09/2015 16h29 Atualizado em 03/04/2025 12h45

Marca criada para simbolizar a Feira Internacional da Amazônia. Ela mostra um desenho de um casal de araras coloridas voando sobre um globo formado por tons verdes. claros e escuros, para representar a floresta, e com uma faixa em azul claro para simbolizar o rio.

Realizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) com apoio do antigo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - atual Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) -, a Feira Internacional da Amazônia (FIAM) foi, por vários anos, o principal evento promovido pelo governo brasileiro na região Norte destinado à divulgação e à valorização de produtos e serviços amazônicos. 

Reconhecida como um dos maiores eventos multissetoriais da região, a FIAM foi inserida no Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, uma publicação do governo federal que abrange eventos com reconhecida excelência em realização, qualificação e confiabilidade no País.

O evento bienal ocorria, em média, por 4 (quatro) dias consecutivos e nas 8 (oito) edições realizadas recebeu um público médio de cerca de 80.000 (oitenta mil) visitantes - entre estrangeiros e brasileiros - composto por empresários, cientistas e chefes de estados de diversos países.

Os maiores objetivos do evento foram o intercâmbio cultural, a atração de investimentos e a promoção das potencialidades regionais da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), dos centros de pesquisas dessa região e da indústria do Polo Industrial de Manaus (PIM). Paralelo a isto, a fim de se efetivar negócios e esclarecer temas de relevância da Amazônia aos participantes, eram promovidas rodadas de negócios com vendas de produtos e serviços turísticos, bem como eram realizados seminários e visitas técnicas às empresas fabris e centros de pesquisas.

A  última edição do evento, realizada em 2015, contou com 70 mil visitantes,15 seminários - com 2.157 participantes -, 382 expositores e um total de negócios efetivados no valor de R$ 64.608.829,91 o que correspondeu, na época, a US$ 17.002.323,60 (com 77 ofertantes para 21 demandantes de vários países durante a rodada de negócios).

TODAS AS EDIÇÕES

Símbolo criado para identificar a primeira edição da Feira Internacional da Amazônia, mostra um casal de araras voando sobre um globo em tons de verde e azul.

2002
I FIAM

Símbolo criado para identificar a primeira edição da Feira Internacional da Amazônia foi replicado na segunda edição. Ele mostra um casal de araras voando sobre um globo em tons de verde e azul.

2004
II FIAM

Símbolo criado para identificar a primeira edição da Feira Internacional da Amazônia foi replicado na terceira edição. Ele, mostra um casal de araras voando sobre um globo em tons de verde e azul.

2006
III FIAM

Símbolo criado para identificar a quarta edição da Feira Internacional da Amazônia, mostra um casal de araras voando sobre um globo em tons de verde e azul e este globo está sobre um outro globo com silhuetas de equipamentos industriais, de logística e desenvolvimento.

2008
IV FIAM

Símbolo criado para identificar a primeira edição da Feira Internacional da Amazônia foi replicado na quinta edição, apenas adicionando um fundo verde claro. Ele, mostra um casal de araras voando sobre um globo em tons de verde e azul.

2009
V FIAM

Símbolo criado para identificar a primeira edição da Feira Internacional da Amazônia foi replicado na sexta edição, com o acréscimo de uma folha verde com a silhueta branca de um homem segurando o símbolo principal, que é um casal de araras voando sobre um globo em tons de verde e azul.

2011
VI FIAM

Símbolo criado para identificar a primeira edição da Feira Internacional da Amazônia foi replicado na sétima edição, com o acréscimo de um escudo azul escuro com grafismos em verde claro. O símbolo principal mostra um casal de araras voando sobre um globo em tons de verde e azul.

2013
VII FIAM

Símbolo criado para identificar a primeira edição da Feira Internacional da Amazônia foi replicado na oitava edição que ganhou, porém um logotipo especial para a frase "Fiam 2015", onde a parte vazada das letras incluíram silhuetas de animais da fauna amazônica. O símbolo principal mostra um casal de araras voando sobre um globo em tons de verde e azul.

2015
VIII FIAM


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