O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
Concessão da licença de Mecânico de Manutenção Aeronáutica – MMA, e da primeira habilitação – Grupo Motopropulsor (GMP), Célula (CEL) ou Aviônicos (AVI).
REQUISITOS
O candidato à licença e inclusão da primeira habilitação de MMA deverá comprovar:
- 18 anos completos
- conclusão do ensino médio ou superior
- quitação com a Justiça Eleitoral
- quitação com o serviço militar (sexo masculino)
- aprovação em curso teórico especializado na habilitação pretendida, concluído em Centro de Instrução de Aviação Civil (CIAC) certificado pela Anac (consultar: https://sistemas.anac.gov.br/rbac141/ciac/pesquisar)
- aprovação em exame teórico da Anac para a habilitação pretendida
- experiência prática na função de MMA de, no mínimo:
- 18 meses, adquirida em apenas uma única habilitação, contados a partir da matrícula no curso de MMA; ou
- 30 meses, para mais de uma habilitação. - Para acumular experiência para mais de uma habilitação ao mesmo tempo, para cada uma deve haver uma experiência prática de, no mínimo, 18 meses, e a experiência para a segunda habilitação deve ser contada a partir do início do curso teórico dessa segunda habilitação. Deve-se comprovar que, nesse período, o interessado estava atuando simultaneamente em tarefas relativas às habilitações solicitadas.
- Para comprovar experiência prática deve-se apresentar à Anac:
a) declaração de experiência profissional na habilitação pretendida, assinada pelo profissional da organização reconhecido pela Anac, adquirida em empresa aérea (RBAC 121 ou 135) ou em empresa de manutenção (RBAC 145); e
b) documentação que comprove o vínculo entre a organização e o candidato a MMA durante o período abrangido pela declaração de experiência.
- aprovação em exame de proficiência na habilitação pretendida: - Caso o candidato não possua vínculo empregatício ou a empresa empregadora não possua examinador credenciado, o exame prático poderá ser realizado em uma das opções:
1) por EXAMINADOR DA ANAC: o candidato deverá abrir um processo no protocolo eletrônico (sistema SEI) do tipo "Pessoal da Aviação Civil: Exame Prático de MMA – Solicitação de Examinador ANAC" e aguardar a designação de um examinador para entrar em contato. NOTA: candidato sem vínculo precisa anexar ao processo SEI uma autorização de uma organização de manutenção, permitindo o uso de suas dependências, aeronaves e oficinas para o desenvolvimento do exame prático por examinador da Anac.
2) por EXAMINADOR CREDENCIADO PELA ANAC autorizado para exames em terceiros: o candidato deverá entrar em contato diretamente com o profissional de sua escolha para realizar o agendamento. Consulte aqui a lista de examinadores.
-
Quem pode utilizar este serviço?
Pessoa física maior de 18 anos de idade, que tenha concluído o ensino médio
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Abrir a solicitação
Acesse o SINTAC
Escolha: Documentos Digitais em Apresentação de documentos; o Tipo de Pessoa; em Local, ASO-Rio de Janeiro.
Informe e-mail e código ANAC.Selecione a opção MMA em "Concessão de licença" e em "Inclusão de habilitação(ões)" preencha GMP, CEL ou AVI.
Clique em avançar. Aparecerá relação de documentos que deverão ser inseridos na etapa 3. Confira no e-mail recebido o nº da solicitação (6 primeiros dígitos).
NOTA: e-mail será enviado para o endereço informado na solicitação.
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelEntre em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Pagar a TFAC
Para gerar o boleto e efetuar o pagamento da TFAC, siga os passos:
- No link Emissão GRU, “listar serviços voo simples”, escolha o serviço “CONCESSÃO, RENOVAÇÃO OU AVERBAÇÃO DE LICENÇAS, HABILITAÇÕES OU CERTIFICADOS DO PESSOAL DA AVIAÇÃO CIVIL”, código TFAC 010101 e clique no valor para iniciar o pagamento;
- Digite a quantidade de documentos a serem pagos, um para cada habilitação;
- Insira os dados do contribuinte;
- Escolher a opção “gerar GRU” ou pagar com PIX ou cartão de crédito.
Canais de prestação
Web :Custos
-
TFAC 010101 (uma para cada habilitação)R$ 150,00
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Anexar os documentos da solicitação
- Acesse o sistema Sintac- documentos digitais, insira o Canac e o número da solicitação (primeiros 6 dígitos);
- Na página seguinte, insira o requerimento padrão devidamente preenchido, datado e assinado e os documentos obrigatórios, todos previamente digitalizados e legíveis, em formato PDF.
- Clique no botão “Concluir”. *Verifique e atualize seus dados no Saci. **Caso haja algum documento não aplicável ao seu caso, deve-se inserir uma página em branco para que o sistema não trave
Canais de prestação
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Documento oficial de identificação válido com foto. Estrangeiro: passaporte com visto válido ou RNE;
-
Requerimento padrão, preenchido, datado e assinado.
Para exame prático realizado com examinador credenciado: adicionar no campo “Observação” do requerimento padrão o número do processo SEI de notificação por examinador credenciado criado para o exame prático;
-
Comprovante de quitação com o serviço militar (sexo masculino);
-
Certificado de Conclusão do Curso Teórico de MMA em CIAC, na habilitação pretendida ou extrato do registro de aprovação do candidato obtido através do link https://aeronauta.anac.gov.br/aeronauta- Graduados em engenharia possuem isenção de curso teórico de MMA (RBAC 65, 64.71(c)). Informações aqui;
-
Aprovação em exame teórico, na habilitação pretendida. Para consultar, clique aqui.
-
Declaração de Experiência na habilitação pretendida, expedida por operador aéreo ou organização de manutenção de produto aeronáutico certificados pela Anac.
Adicionar documentação que comprove o vínculo com a empresa.
Modelos de Declaração de Experiência:
Para uma habilitação
Para mais de uma habilitação; -
FAMMA comprovando aprovação em exame de proficiência (para informações, clique aqui)
-
Comprovante de pagamento da TFAC (GRU) código 10101(uma por habilitação).
Militares das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares- documentos adicionais:-
Certificado de Formação e Especialização;
-
Documento de Nomeação como MMA e Declaração de Experiência expedida pela unidade em que o candidato serve ou serviu.
Modelos de Declaração de Experiência (militar):
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Acompanhar o processo
- Acesse o sistema Saci e entre com os dados do gov.br (CPF e senha);
- No menu à esquerda, acesse Dados Aeronauta>Consultar processos para ver seus processos abertos no Sintac;
- Na coluna “Situação" podem constar:
- “Aguardando análise”: processo na fila de análise;
- “Em análise”: processo está sendo analisado;
- “Aguardando indeferimento”: processo analisado e indeferido (o motivo será comunicado via e-mail);
- “Processo concluído”: o processo foi analisado e deferido.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Até 10 dia(s) corrido(s) -
Receber a Licença e a(s) Habilitação(ões)
O setor de licenças da Anac analisa a solicitação e a documentação recebida.
Deferido o processo, a licença e a(s) habilitação(ões) serão inseridas nos registros do MMA e aparecerão automaticamente no CHT Digital e no Portal de Consulta de Licenças
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato
-
Abrir a solicitação
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 10 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimadoCaso seja necessária a realização de exame prático por servidor da ANAC, o prazo dependerá da disponibilidade de examinador.
Clique aqui para acessar informações sobre recurso administrativo.
Prerrogativas do titular : O titular da licença de MMA pode executar ou supervisionar a manutenção em geral, a manutenção preventiva ou uma alteração em um produto aeronáutico para o qual possui habilitação técnica, considerando as limitações estabelecidas na seção 65.81 do RBAC 65.
Prazo de validade: Não há validade para a licença de MMA. A validade das habilitações averbadas numa licença de MMA é indefinida, porém o exercício das prerrogativas da licença é, sem prejuízo de outras restrições, condicionado à experiência recente requerida pela seção 65.83 do RBAC 65. A cada 3 (três) anos, a partir da data da emissão da habilitação ou do último recadastramento, o titular deve efetuar o seu recadastramento junto à ANAC. Para mais informações sobre recadastramento, clique aqui
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoFale com a ANAC pelo telefone 163 ou pelo Sistema de Atendimento da ANAC.
Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Validade do DocumentoSem validade.
Informações adicionais ao tempo de validadeNão há validade para a licença de MMA. A validade das habilitações averbadas numa licença de MMA é indefinida, porém o exercício das prerrogativas da licença é, sem prejuízo de outras restrições, condicionado à experiência recente requerida pela seção 65.83 do RBAC 65. A cada 3 (três) anos, a partir da data da emissão da habilitação ou do último recadastramento, o titular deve efetuar o seu recadastramento junto à ANAC.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
-
Atos Públicos de Liberação
- Emissão, modificação e revalidação de licenças, certificados e habilitações de profissionais da aviação civil (pilotos, mecânicos de voo, comissários, despachantes de voo, mecânico de manutenção e profissionais AVSEC) Ver detalhes
Utilize a sua conta GOV.BR para acessar este serviço.
Ainda não tem uma conta? Saiba mais
Você precisa ter uma conta nível Prata ou Ouro para acessar este serviço.
Dúvidas sobre o nível da conta? Saiba mais
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço