Realizar exame de proficiência para pilotos de aviação civil Você também pode conhecer este serviço como: Realizar exame prático da ANAC, realizar cheque
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Última Modificação: 17/09/2019
  • O que é?

    O exame prático é conhecido como exame de proficiência técnica e consiste na avaliação em voo ou FFS (Full Flight Simulator), para fins de concessão de licença, concessão ou revalidação de habilitações, bem como para credenciamento de instrutor e examinador, segundo os requisitos da regulamentação pertinente.

    Os exames práticos de proficiência para concessão e revalidação de licenças e habilitações de pilotos podem ser realizados por examinadores designados pela ANAC ou por examinadores credenciados de empresas aéreas, centros de treinamento, escolas de aviação civil ou aeroclubes. Exames práticos para licença de piloto privado serão realizados apenas pelo centro de instrução onde o candidato concluiu o curso prático.

    Para realizar exame com examinadores credenciados, não é necessária qualquer solicitação prévia à ANAC. Basta ao candidato agendar seu exame diretamente com o examinador ou instituição à qual este esteja vinculado.

    Caso opte por realizar o exame com um examinador designado pela ANAC, o candidato deverá solicitar previamente à Agência o agendamento do exame e a designação do examinador, seguindo este roteiro. A fim de evitar transtornos, orientamos que o piloto cadastre sua solicitação com 40 dias de antecedência da data de vencimento da habilitação, para que ele e o examinador definam juntos a data mais conveniente para o exame.

    É de responsabilidade do candidato se assegurar de que somente realizará o exame de proficiência após cumprir os requisitos para concessão, revalidação ou requalificação previstos no RBAC 61.

     

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoa física que deseja obter licença ou habilitação específica para atuação profissional na aviação civil.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar exame

      O candidato deverá preencher o formulário eletrônico que lhe será apresentado ao clicar no link do canal.
      Candidatos que pretendam realizar juntos seus exames deverão enviar e-mail para escala@anac.gov.br com os números das solicitações, para que seja designado um mesmo examinador.
      O candidato receberá um e-mail da ANAC confirmando o registro da solicitação e novo e-mail com os dados de contato do examinador designado para agendamento do exame.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Formulário eletrônico disponível no link do canal

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Até 7 dia(s) corrido(s)
    2. Realizar exame

      O solicitante deverá entrar em contato com o examinador para acordar a data, local e detalhes pertinentes à realização do exame.
      Ao final do exame, o examinador entregará a Ficha de Avaliação do Piloto – FAP ao candidato, com o resultado do exame. Caso aprovado, a FAP deverá ser digitalizada para inclusão no processo de concessão de licença ou revalidação de habilitação. Em caso de reprovação, o candidato deverá entregar a FAP ao instrutor para treinamento dos pontos específicos.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documento de identificação original e recente com foto para a realização do exame;

        • CHT Digital, se já piloto.

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Até 30 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 40 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O prazo é contabilizado a partir da realização da solicitação no formulário eletrônico. O tempo para agendamento e realização dos exames depende da disponibilidade do candidato e do examinador.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.


    Este é um serviço do Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Não se aplica


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