Notícias

CONSELHO DE USUÁRIOS

CGU publica Guia de avaliação de serviços por meio dos conselhos de usuários

Novo guia destinado aos agentes de ouvidoria fortalece as instâncias de governança de serviços
Publicado em 20/04/2021 18h58 Atualizado em 20/04/2021 19h27
Destque notícia Guia Metodológico.png

A Controladoria-Geral da União publicou na terça-feira (20/4) o Guia metodológico de avaliação de serviços públicos por meio da Plataforma Virtual dos Conselhos de Usuários de Serviços Públicos.

O Guia é mais um passo nos esforços empreendidos pela CGU para simplificar a avaliação de serviços públicos por meio do Conselho de Usuários. O documento é destinado aos agentes de ouvidoria, com o objetivo de subsidiar o processo de robustecimento das instâncias de governança de serviços das instituições, bem como fornecer uma orientação metodológica para o desenvolvimento de pesquisas e consultas por meio da Plataforma Virtual dos Conselhos de Usuários do Poder Executivo federal.

O Conselho de Usuários

Os Conselhos de Usuários de Serviços públicos são uma nova forma de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços públicos, que irá conectar os usuários aos gestores responsáveis pelo serviço.

Qualquer cidadão pode ser conselheiro, basta voluntariar-se por meio da Plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. Uma vez cadastrados, os conselheiros passam a responder a consultas sobre os serviços públicos e podem também apresentar propostas de melhorias desses serviços.

O funcionamento dos conselhos de usuários é totalmente virtual, e qualquer cidadão interessado pode se inscrever para participar na avaliação de serviços públicos.

Baixe o guia e saiba mais sobre a avaliação de serviços públicos na página do Conselho de Usuários.