Rua dos Estados Unidos, 154
Bairro das Nações
Itajubá / MG - 37.504-364
MISSÃO "Planejar, desenvolver, promover, operar e coordenar os meios e a infra-estrutura para fomentar, de forma cooperada, a astronomia observacional brasileira"

Dados coletados pelo telescópio SOAR possibilitaram esta importante descoberta científica. O trabalho foi publicado na prestigiada revista Nature Communications, que contou com a participação dos astrônomos Alvaro Alvarez-Candal, pesquisador do ON, e Luciano Fraga, pesquisador do LNA.
Astrônomos identificam um segundo asteroide terrestre troiano: 2020 XL5
Um planeta oceano?
Uma equipe internacional liderada pela Universidade de Montreal e com a participação do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI) anuncia a descoberta de um exoplaneta potencialmente coberto de água, um alvo ideal para o Telescópio Espacial James Webb.
OPD registra passagem de meteoro brilhante
O Observatório do Pico dos Dias divulgou dia 5 de julho imagens de um meteoro brilhante que passou pela região na noite de 4 de julho.
Sábados Crescentes Virtuais - Os núcleos ativos de galáxias: o brilho direto do coração das galáxias
Os Núcleos Ativos de Galáxias (“Active Galactic Nuclei” – AGNs) são objetos, localizados na região central de galáxias, que emitem uma quantidade de energia que não pode ser atribuída às estrelas ali presentes. O modelo mais aceito atualmente assume que tal emissão vem da acreção de matéria em buracos negros supermassivos localizados nos núcleos dessas galáxias. Alguns AGNs estão entre os objetos mais brilhantes do universo, emitindo uma luz equivalente à de 100 ou mesmo 1000 galáxias juntas. Nessa palestra iremos discutir as principais características e aspectos históricos dessa intrigante classe de objetos.
Seminário Técnico-Científico: "Uma rede para coordenar todos eles"
GRANDMA é uma colaboração mundial com o objetivo científico principal de estudar as fontes de ondas gravitacionais, descobrir suas contrapartes eletromagnéticas e caracterizar sua emissão. GRANDMA envolve astrônomos, astrofísicos, físicos de ondas gravitacionais e teóricos. GRANDMA é agora uma rede verdadeiramente global de telescópios, com (até agora) 30 telescópios em ambos os hemisférios. Incorpora um programa de ciência cidadã (Kilonova-Catcher) que constitui uma oportunidade para difundir o interesse pela astronomia no domínio do tempo. A rede de telescópios é um conjunto heterogêneo de instalações de observação já existentes que operam coordenadas como um único observatório. Dentro da rede existem geradores de imagens de campo amplo que podem observar grandes áreas do céu para procurar contrapartes ópticas, instrumentos de campo estreito que fazem buscas direcionadas dentro de uma lista predefinida de candidatos a galáxias hospedeiras e telescópios maiores que são dedicados à caracterização e acompanhamento das contrapartes identificadas. Aqui apresentamos uma visão geral do GRANDMA após a terceira corrida de observação dos observatórios de ondas gravitacionais LIGO/VIRGO em 2019-2020 e sua preparação em andamento para a próxima quarta campanha observacional (O4).
Agenda do Diretor Wagner José Corradi Barbosa
-
28Sáb
-
29Dom
-
30Seg
-
31Ter
-
1Qua
-
2Qui
-
3Sex