Notícias
Assinado na Espanha um acordo internacional para testar materiais para futuros reatores de fusão nuclear
A Fusion for Energy, representando a Comissão Europeia e a contribuição dos Estados-Membros, juntamente com Espanha, Japão, Croácia e Itália, assinaram o Acordo Internacional Multilateral DONES, que estabelece as bases para a construção do IFMIF-DONES, uma instalação em Granada, na Espanha, para testar materiais para futuros reatores de fusão.
Fonte: Petronotícias
O Acordo foi assinado no Ministério da Ciência, Inovação e Universidade da Espanha, em Madri, por Marc Lachaise, Diretor da Fusion for Energy ; Ángel Ibarra, Diretor do IFMIF-DONES Espanha; David Smith, Diretor do Instituto Ruđer Bošković da Croácia; Koyasu Shigeo, Presidente dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia Quântica do Japão; e Diego Bettoni, Vice-Presidente do Instituto Nacional de Física Nuclear da Itália.
A MIDA fornece um quadro jurídico para a colaboração internacional que impulsiona o Programa DONES. Ela define a governança, as contribuições em espécie e financeiras, os princípios e ferramentas de gestão, bem como disposições como a política de propriedade intelectual. A construção e o comissionamento do IFMIF-DONES (sigla para International Fusion Materials Irradiation Facility – DEMO-Oriented Neutron Source) mobilizarão investimentos das partes envolvidas. Através do programa F4E, a UE financiará 25% dos custos de construção, um investimento de 202 milhões de euros (233 milhões de dólares). A contribuição europeia incluirá tecnologias avançadas, como o acelerador de partículas (baseado no protótipo LIPAc). A Espanha será a principal contribuinte, com 55% dos custos. A Itália (8%), o Japão (5,1%) e a Croácia (5%) também se comprometeram com as suas quotas.
A instalação de testes de materiais IFMIF-DONES simulará condições semelhantes às de uma usina de fusão nuclear para potenciais materiais estruturais. A missão do programa é desenvolver um banco de dados sobre os efeitos da irradiação de nêutrons, semelhantes aos da fusão nuclear, nos materiais necessários para a construção de usinas de demonstração de energia de fusão, para fins de comparação da resposta à radiação desses materiais. O acelerador de partículas IFMIF-DONES irá gerar dados experimentais únicos que também beneficiarão outras áreas da ciência e da tecnologia, incluindo medicina, física nuclear e diversas aplicações industriais.