IPEN: Desde 1956 contribuindo para a pesquisa nuclear no Brasil
O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) é uma autarquia vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Governo do Estado de São Paulo e gerida técnica e administrativamente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Governo Federal.
A multidisciplinaridade das atividades do setor nuclear tem permitido ao instituto conduzir um amplo e variado programa de pesquisas e desenvolvimentos em outras áreas: Biotecnologia, Materiais Avançados, Nanotecnologia e Lasers.
Um rigoroso controle radiológico é conduzido em todas as suas instalações: monitorações radiológicas pessoal e ambiental, atendimento a emergências radiológicas, análises radiotoxicológicas, avaliações radiosanitárias, calibração de monitores de radiação e tratamento e acondicionamento de rejeitos nucleares de baixa atividade.
O IPEN é ainda responsável, em associação com a USP, pela condução de um programa de Pós-Graduação avaliado pela CAPES, do Ministério da Educação, um dos mais conceituados do país. Desde 2019, o instituto também oferece o Curso de Mestrado Profissional stricto sensu em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde.
"Nosso compromisso é com a melhoria da qualidade de vida da população brasileira, produzindo conhecimentos científicos, desenvolvendo tecnologias, gerando produtos e serviços de maneira segura e formando recursos humanos nas áreas nuclear e correlatas."
"Ser uma referência nacional e internacional na Pesquisa, Desenvolvimento, Ensino e Produção e na criação de novas oportunidades em ciência e tecnologia nas áreas de atuação institucional, comprometido com a inovação, a segurança, o bem estar social e o desenvolvimento sustentável do País."
1- Pessoas
Prover os meios necessários para que os membros da força de trabalho possam, indistintamente, crescer intelectual e profissionalmente, de forma a contribuir para a missão institucional.
2- Excelência
Empenhar-se em ser o melhor possível naquilo que faz.
3- Pioneirismo
Construir o futuro, buscar mudanças de paradigma, colaborar com a inovação, tendo por base a capacidade de se antecipar às tendências.
4- Resultados
Entregar para a sociedade e para os clientes e demais partes interessadas os produtos, os serviços e os conhecimentos científicos e tecnológicos por eles demandados.
5- Parcerias
Estabelecer parcerias estratégicas que viabilizem a consecução dos objetivos, compartilhando laboratórios, conhecimentos e infraestrutura.
6- Ética
Cumprir com as exigências legais aplicáveis e prover a transparência nos meios e nos resultados.
7- Segurança
Atender com absoluta prioridade os requisitos e padrões de segurança aplicáveis.
8- Meio Ambiente
Atender os requisitos regulamentares aplicáveis, de modo a garantir a sua sustentabilidade.
Conselho Superior do IPEN
O Conselho Superior do IPEN é composto por seis membros, sendo que dois representam a Universidade de São Paulo (USP), dois a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), um a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e um a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
Entre as atribuições do Conselho Superior estão propor ao presidente da CNEN medidas para o cumprimento das diretrizes da instituição e acompanhar, por meio da Superintendência do IPEN, o desenvolvimento de programas e projetos desenvolvidos pelo instituto.
Política de Gestão Integrada
O IPEN se compromete a operar suas instalações e realizar suas atividades de produção, prestação de serviço, pesquisa, desenvolvimento e ensino de forma a:
- Implementar medidas preventivas e corretivas para minimizar impactos ambientais decorrentes de suas atividades;
- Gerenciar de forma segura e responsável todos os resíduos e controlar as emissões atmosféricas, efluentes e outros resíduos gerados;
Atuar em conjunto com seus clientes e partes interessadas, visando a identificação de suas necessidades e expectativas e garantindo sua satisfação;
Estimular o engajamento e transparência entre as partes interessadas, divulgando suas ações ambientais e buscando parcerias que contribuam para a sustentabilidade;
- Observar e cumprir a legislação vigente e outros requisitos aplicáveis;
- Reduzir os riscos e impactos de suas atividades, observando as práticas relativas à Segurança e ao Meio Ambiente;
- Melhorar continuamente a Qualidade de seus processos, produtos e serviços, considerando riscos e oportunidades;
Manter um Sistema de Gestão da Qualidade baseado nas normas de conformidade ABNT NBR ISO 9001, ABNT NBR ISO/IEC 17025 e CNEN NN 1.16.
O Manual de Gestão é o documento que define as diretrizes básicas do Sistema de Gestão Integrada utilizado pelo IPEN para garantir que a qualidade de seus produtos e serviços atendam aos requisitos e expectativas de seus clientes e outras partes interessadas.
Para acessar o Manual, clique aqui